O cinema na comunidade pelo jeito em uma ação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) que vem dando certo no interior alagoano. Dessa vez, a sessão aconteceu na comunidade de Lagoa Queimada, município de Quebrangulo, na região do Agreste.
A sessão contou com a presença de mais de 70 agricultores e agricultoras familiares, que de olhos bem atentos assistiram"Lula, o Filho do Brasil". Um filme que conta a história de superação, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “REFORMA” DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Em todas as sessões que vêm acontecendo no Estado, após o filme sempre é realizado um momento de debate e reflexão coletiva, a partir do que o filme retrata. E a “reforma” da previdência foi o tema escolhido após a exibição do filme. “Vemos com grande êxito o Projeto de Comunicação Cinema na Comunidade, pois é um espaço que nos possibilita dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras rurais sobre vários temas de interesse da categoria. Em Quebrangulo, por exemplo, o filme “Lula o filho do Brasil” contribuiu para um bom debate sobre os impactos das “reformas” que estão desmontando os direitos dos brasileiros(as), a exemplo da “reforma” da previdência proposta pelo governo ilegítimo Temer, que não dialoga com a nossa realidade” Afirmou o secretário estadual de Juventude da CUT-AL, Davi de Araújo.
O Cinema na Comunidade é também um espaço de fortalecimento das pautas dos povos do campo e inserção dos jovens no Sindicato. “Recentemente realizamos uma grande audiência pública contra a “reforma” da previdência, e hoje através do cinema voltamos a debater sobre os pontos apresentados que mais têm impacto para o campo. Além disso, o Projeto tem trazido jovens para os Sindicatos, que têm assumido um compromisso com as nossas bandeiras de luta e fortalecido nossa base”. Destacou a presidenta do Sindicato de Quebrandulo, Maria Betânia.
Além dos representantes do Sindicato Trabalhadores Agricultores(as) Familiares de Quebrandulo, a sessão teve também a contribuição do presidente do Sindicato de Ouro Branco-AL. SINOPSE: "Lula, o Filho do Brasil" Na década de 40, no sertão de Pernambuco, Dona Lindu (Glória Pires) é abandonada pelo marido Aristides (Milhem Cortaz), que vai tentar a vida em São Paulo com uma mulher mais nova. Um mês depois, nasce o sétimo filho do casal, Luiz Inácio. Vivendo em Santos com a nova mulher e com Jaime, seu primogênito, Aristides quer que Lindu permaneça no Nordeste, apesar da seca e das dificuldades, mas o garoto se aproveita do analfabetismo do pai e escreve uma carta para a mãe chamando a família para morar com eles. A mulher, então, vende tudo o que tem e pega um pau-de-arara rumo ao litoral de São Paulo. No Sudeste desde os seis anos, Luiz Inácio, o Lula, trabalha duro desde cedo para ajudar a família. Mesmo assim, a contragosto do pai, também estuda com seus irmãos. Com as constantes brigas entre Lindu e Aristides, ela decidiu reunir os filhos e se mudar para a Vila Carioca, na capital. Sem as pressões do pai, o jovem se forma em um curso profissionalizante. Mesmo com o trabalho e os estudos, Lula sempre sai com os amigos, e se apaixona pela irmã de um deles, Lurdes, com quem casa e vai morar no ABC. Trabalhando como torneiro-mecânico, Luiz sente as injustiças contra os operários, mas prefere deixar de lado, apesar de seu irmão, Ziza, sempre convidá-lo a se juntar aos sindicalistas. Depois da trágica morte de Lurdes, Lula se envolve cada vez mais com o movimento sindical, lutando por conquistas para os trabalhadores. Ainda abalado com a morte da esposa e do filho, ele conhece Marisa, uma jovem mãe que também ficou viúva recentemente. Com o apoio da mãe e da nova mulher, Lula rapidamente se torna um líder entre os operários. Diretor: Fábio Barreto País de origem: BRA Ano de produção: 2010 FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações do Sindicato de Quebrandulo-AL e da Academia Brasileira de Cinema