"A ENFOC veio para somar, agregar novos valores, fortalecer a luta e as nossas entidades, melhorar a atuação das nossas lideranças e a nossa prática, e aproximar as ações das Diretoriascom os interesses da categoria. Os trabalhadores e as trabalhadoras rurais têm que se sentir agentes políticos, e a Escola proporciona isso!”. Foi assim queo secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, descreveu em poucas palavras a contribuição da Escola Nacional de Formaçãoda CONTAG (ENFOC) ao longo dos seus 10 anos de transformação do saber e da prática sindical.
Com a aprovação da criação da ENFOC, no 9º Congresso da CONTAG, em 2005, foi construída a Política Nacional de Formação (PNF), com os seusprincípios, orientada pela Educação Popular, na consciência de classe e na utopia de construir um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável eSolidário (PADRSS).
Esse processo de construção da PNF e da Escola contou com o fazer de muitas mãos, de várias lideranças e militantes que aceitaram o desafio de se tornaremeducadores(as) populares para espalhar a formação por todo o País, construindo a grande Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC.
A Escola foi inaugurada em 14 de agosto de 2006 e o seu nascimento ficou marcado pela plantação de um ipê pelas mãos da I Turma e da Diretoria da CONTAG.
A ENFOC segue um itinerário pedagógico de formação continuada, permanente. São realizados os cursos nacionais, regionais, estaduais, as formaçõesnos polos e municípios, bem como os Grupos de Estudo Sindical (GES) em todo o País.
Portanto, com esse jeito de ser da ENFOC, lugar que pulsa e faz pulsar a militância, o saldo político desses 10 anos é bem expressivo, com o aumentoda qualidade dos(as) militantes, das intervenções, do empoderamento e a descoberta de várias lideranças.
Um exemplo é a jovem, mulher e educadora popular Maria Guanamar Soares de Souza, presidente da FETAET. A dirigente participou da II Turma Nacional da ENFOC, quando aindanem conhecia o trabalho da Federação e da CONTAG. Estava recém-chegada no Conselho Fiscal do Sindicato e se descobriu uma militante durante a formação daEscola. “Existe uma liderança adormecida dentro de você, e a ENFOC tem esse papel de transformação política, de passar uma nova visão e conhecimento. E é esse conhecimento que vai libertando, que passamos a nos reconhecer, a conhecer o nosso meio e as polí ticas públicas. Aí começa o nosso empoderamento. AENFOC faz com que você se entenda como sujeito.”
NÚMEROS DA ENFOC
Total de 5.822 educandos(as) nos seis itinerários formativos da ENFOC
Turmas nacionais: 623 pessoas
Turmas Nacionais de Formação para as Mulheres: 148 pessoas
Turmas regionais: 1.035 pessoas
Turmas estaduais: 3.737 pessoas
Turmas estaduais específicas para as mulheres: 279 pessoas
CELEBRAÇÃO
Na noite deste sábado (13) foi realizada a celebração dos 10 anos de aniversário da ENFOC. Entre místicas, discursos, lançamento de vídeo, ato em frente ao ipê plantado há 10 anos e momentos de confraternização, os(as) participantes puderam valorizar esse lugar de transformação política, reencontrar companheiros e companheiras, homenagear os protagonistas desta história, chorar, cantar e, inclusive, projetar os sonhos para daqui 10 anos. Foi plantada junto ao ipê uma "cápsula dos sonhos para 2026".
Para celebrar essa primeira década da Escola, a CONTAG produziu um jornal com pautas de interface de todas as Secretarias com a Formação. Para ler, basta clicar no link a seguir para baixar:http://goo.gl/sBp2Ex
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi