As lutas sindicais no campo e as relações de formação do campesinato no Brasil foram discutidas nesta semana durante o 1º Módulo do Curso Nacional de Formação Político-Sindical (Enfoc). O curso que terminou na últimasexta-feira (15), na sede da Contag, em Brasília, teve o objetivo deaprimorar a formação dos militantes do movimento sindical nos estados.
A palestrante Socorro Silva, pedagoga e doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília, explica a importância da Enfoc para o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR). "Debater a organização do sindicalismo é muito importante para fortalecer a memória do País e a identidade dos movimentos".
O diretor de Política Agrícola da Fetase, Antônio Almeida, que está no MSTTR há 14 anos, conta da sua expectativa sobre o final das oficinas. É a primeira vez que ele participa de um curso sobre formação sindical. "Eu quero levar as novidades que aprendemos aqui aos trabalhadores rurais do estado para colocar em prática nas nossas bases".
A Fetag/RS também vem promovendo cursos de formação sindical com duração, em média, de quatro dias, aos trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado. As aulas são compostas por 4 módulos. "Nós sempre reforçamos que essa formação é necessária e fundamental, porque somos lideranças que precisamos renovar constantemente a política e o pensamento", afirma a coordenadora estadual de Jovens da Federação, Josiane Einloft. FONTE: Andréa Póvoas