Preparar ainda mais as mulheres que atuam no Movimento Sindical de Trabalhadores de Trabalhadoras Rurais (MSTTR) da Paraíba, com a finalidade de assumirem postos nas diretorias e presidências dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado, atendendo a questão da paridade de gênero. Com este objetivo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) promoverá, a partir desta segunda (25) até a sexta-feira (29), a primeira turma composta apenas por mulheres da sua Escola de Formação (Efor-PB).
A expectativa é de 50 lideranças de todas as regiões do Estado participem dessa turma, que será também a quinta, da Escola de Formação. Este será o primeiro módulo da Escola, que se desenvolve em 3 módulos.
A Efor tem como objetivo desenvolver a formação político-sindical no Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), orientado pela estratégia de ampliar, fortalecer e consolidar a Rede de Educadoras(es) Populares, e com isso estimular e aprimorar a multiplicação criativa de formação na base, possibilitando o fortalecimento da ação e prática sindical transformadora nos Sindicatos.
Espaço de Formação - Fundada em julho de 2008, a Efor-PB tem como objetivo proporcionar às lideranças do MSTTR uma reflexão sobre o real papel do movimento sindical na conjuntura atual, revendo algumas estratégias que de fato viabilizem o desenvolvimento sustentável e solidário do campo. É também uma demanda da Escola Nacional de Formação iniciada pela Contag, em 2006, criada para atender a necessidade de formação continuada e permanente de dirigentes, assessores e lideranças do MSTTR, com destaque para jovens e mulheres. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PB - Neudja Farias