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X COLÓQUIO INT. PAULO FREIRE
ESCOLA DE FORMAÇÃO DA CONTAG LEVA SUA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR PARA O X COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE
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20 de Setembro de 2018


Comunicação CONTAG- Fabrício Martins
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A ENFOC/CONTAG participa e contribui, em Recife-PE, com X Colóquio Internacional Paulo Freire, que celebra os 50 anos da Pedagogia do Oprimido, tendo como foco o que nos ensina a pedagogia Freireana sobre os significados da Opressão e Libertação. Nesta sexta-feira (21), a ENFOC e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (FETAPE) realizarão mesas de diálogos e círculos de cultura sobre o caminhar da educação popular: Mesa de Diálogo 4 - Envelhecimento, uma questão de classe: uma experiência da educação popular junto a agricultores e agricultoras familiares, idosos(as) no campo pernambucano, na sexta-feira (21), às 8 horas, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sala 58, com a contribuição dos educadores(as) populares da ENFOC, Israel Crispim, Amarildo Souza e Rosely Arantes. Mesa de Diálogo 18 – Pedagogia do Oprimido e Construção de Novas Epistemologias: uma abordagem histórica na perspectiva da educação popular e da educação do campo, na sexta-feira (21), às 10 horas, no Centro de Educação da UFPE, sala 49, com a contribuição da educadora popular da ENFOC e professora da UFCG, Socorro Silva, e das professoras doutoras da UFPE, Mônica Rodrigues, e Inés Fernández Mouján, da Universidade Nacional de Río Negro (Argentina). Círculo de Cultura 3 - Envelhecimentos e Educação Popular, Quê? Reflexões sobre os tipos de envelhecimentos e a educação popular como instrumento de fortalecimento e emancipação nas resistências do Pós-Golpe, na sexta-feira (21), às 14 horas, no Centro de Educação da UFPE, sala 01, com a contribuição dos educadores e educadoras populares da ENFOC Amarildo Souza e Rosely Arantes, e o educador popular do SINTEPE, Antônio Danilson. Círculo de Cultura 4 - Educação Popular na Formação Militante: a experiência da ENFOC, na sexta-feira (21), às 14 horas, no Centro de Educação da UFPE, sala 35, com a contribuição das educadoras populares Raimunda Oliveira (Mundinha) e Marleide Rios. Círculo de Cultura 5 - Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC: a experiência de Pernambuco, na sexta-feira (21), às 14 horas, no Centro de Educação da UFPE, sala 53, com a contribuição das educadoras populares Maria Jenusi e Mônica Katarina. PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO X COLÓQUIO AQUI MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA ENFOC – Para conhecer a estratégia formativa da enfoc leia AQUI Todos as conversas têm como objetivos: • Fomentar, a partir do referencial freireano, o diálogo no campo da educação permanente e ao Longo da Vida; • Aprofundar, à luz do tema: 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: opressão e libertação na atualidade, a contribuição de Paulo Freire para a construção de um mundo solidário, mola mestra do seu pensamento; • Socializar experiências sócio-educativo-culturais, referenciadas no pensamento freireano e vivenciadas em ambientes educativos; • Divulgar resultados de estudos, pesquisas e extensão baseados nas ideias de Paulo Freire, que visem contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, comprometida com a existência humana; • Promover o diálogo e divulgação, em nível nacional e internacional dos trabalhos e das investigações em educação e cultura, num horizonte freireano.

RESUMO: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO A obra: “Pedagogia do Oprimido” é a obra do educador brasileiro reconhecido mundialmente Paulo Freire (1921-1997). O livro propõe uma educação que leve em consideração todo o conhecimento a priori do aluno (a priori no sentido anterior à sala de aula) na construção do conhecimento. Outro ponto no qual Freire insiste muito é na questão do professor adaptar suas aulas à realidade dos alunos, especialmente os adultos. Não adianta o professor abordar assuntos alheios ao cotidiano de uma comunidade campesina, pois isso não irá despertar qualquer interesse por parte deles; ao contrário, poderá até causar-lhes repulsa pela educação. LEIA O LIVRO AQUI FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes, com informações da Secretaria de Formação da CONTAG



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