Foram 15 dias embalados pela energia telúrica da Mãe Terra e pela lembrança dos indígenas, dos quilombolas, das Ligas Camponesas e de líderes que foram assassinados na luta por um pedaço de chão. O segundo Módulo do Curso Nacional de Formação em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, promovido pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) aconteceu de 12 a 23 de novembro, em Brasília, envolvendo atividades de reflexão, debates e interação de conhecimentos entre lideranças sindicais de todo o país, finalizando a última etapa do curso. Neste módulo foi feito um amplo diálogo sobre as eleições municipais no Brasil e em outros países, discutidas as Matrizes Estruturadoras do Desenvolvimento no Brasil; Democracia, participação e controle social; o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e outros assuntos relacionados à prática pedagógica e sindical.
O processo formativo tem como eixo temático a Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, teve como unidade integradora a discussão de Campo, Sujeito e Identidade e as unidades temáticas giraram em torno da Formação Social e Projetos de Desenvolvimento em disputa – Estado, sociedade, ideologia; Vida Sindical - História, Concepção e Prática Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Os eixos pedagógicos foram a Memória, Identidade e Pedagogia para uma Nova Sociabilidade. “Trabalhamos na perspectiva de qualificar a atuação política na disputa de projetos de sociedade, referenciada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS”, esclarece Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG.
Foto: César Ramos
A estratégia formativa visa desenvolver um processo de formação militante, continuada e articulada em âmbito nacional, regional, estadual e municipal, corresponsabilizando cada educando (a) com os desdobramentos da estratégia de multiplicação criativa da ENFOC, além de estimular reflexões sobre as práticas educativas emancipatórias em consonância com o projeto de sociedade que o MSTTR pretende construir, objetivando influenciar novas dinâmicas relacionais, organizativas, produtivas e culturais. A celebração de conclusão do Curso Nacional aconteceu na noite do dia 22 de novembro, no auditório da CONTAG, em Brasília. Na formatura, a 4ª Turma homenageou Juraci Moreira Souto, momento que marcou a reafirmação de compromissos para a implementação do PADRSS
FONTE: Imprensa CONTAG