Gazeta OnlineReuters
VITÓRIA - A forte chuva que castigou municípios do Espírito Santo e abriu uma cratera na BR 101, em Aracruz, nesta quarta-feira, causou a morte de um homem que se afogou após o asfalto ceder com a força da água.
O trabalhador rural José da Cruz de Jesus, de 47 anos, foi arrastado pela correnteza no distrito de Jacupemba e morreu afogado.
A BR 101, que é a principal ligação do Espírito Santo às praias do Nordeste, está interditada desde a manhã desta quarta, devido ao buraco de 30 metros de comprimento e 15 de profundidade provocado pelo grande volume de água gerado pelo rompimento de represas durante o temporal.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, major André Có, revelou que a maioria das barragens do município são clandestinas.
- Não se sabe se as barragens foram construídas respeitando os aspectos técnicos. Quando a água ultrapassa um nível de perigo, ela não suporta. Acredito que não eram licenciadas. - afirmou Có.
Obras de recuperação da pista serão concluídas em abril
A recuperação total da BR 101 Norte deverá ser concluída apenas no mês de abril, de acordo com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT) do Espírito Santo. Até lá, será feito um desvio ao lado do trecho interditado.
- A partir da próxima quarta, vamos começar a construção de um desvio ao lado do trecho da rodovia que foi levado pela chuva. Os trabalhos devem durar cerca de 10 dias. Já a recuperação total da BR 101 deve levar mais de três meses - afirmou o superintendente do DNIT-ES, Élio Bahia. A Policia Rodoviária Federal (PRF) avisou que a BR 101 continuará interditada. A orientação para os motoristas que seguem do Rio de Janeiro para a Bahia é evitar passar pelo Norte do Espírito Santo. Eles devem acessar a BR-116, que passa por Minas Gerais. FONTE: Globo Online ? RJ