Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VITÓRIA DO PRONERA
Equipe de estudantes de Direito do Pronera entre as melhores do País em concurso nacional de Júri Simulado
WhatsApp

07 de Novembro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
vitória do pronera

Bastam alguns minutos de escuta para compreender o tamanho da vitória de três estudantes de uma turma de Direito que enfrentam até a falta de alimentos para continuar a estudar. Carolina dos Santos, Letícia Garcês e Romildo de Assis são alunos da Turma de Direito Fidel Castro da Universidade Federal de Goiás, pelo Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). São acampados e assentados da Reforma Agrária e também integrantes titulares de uma equipe de estudantes que em setembro venceu o 2º Campeonato do Tribunal de Júri Simulado Dr. Édison de Britto Rangel promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) de Goiás e que nesta semana chegou à semifinal do 2º Concurso Nacional de Júri Simulado da Escola Superior de Advocacia Nacional, ficando entre as seis melhores equipes de todo o País.

A equipe é composta ainda por três suplentes, Nathalia Lemes, Viviane Pires e Thiago Cabaline, alunos do curso regular de Direito da Universidade Federal de Goiás e que tiveram papel importante no excelente desempenho do grupo, que ficou à frente de diversas universidades particulares – inclusive do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), que tem como sócio-fundador o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

O brutal corte no orçamento do Pronera – que saiu de R$ 32,5 milhões em 2016 para apenas R$ 3,2 milhões em 2018 – faz com que a turma Fidel Castro, que estuda em regime de alternância na Cidade de Goiás, falta de material de limpeza e de alimentação no período em que estão no campus. Mas as dificuldades vão muito além das questões financeiras. “Enfrentamos o preconceito e a ignorância de toda uma sociedade que se refletiu também nas estruturas do campeonato, onde diversas vezes sentimos e ouvimos que não seríamos capazes”, conta Carolina dos Santos.

“Entramos nesse campeonato desacreditados, sob o estigma de que trabalhadores e trabalhadoras rurais não têm capacidade para estudar, que não conseguem aprender”, conta Romildo de Assis. “Para estar aqui em Brasília foi muito difícil, tivemos que contar com a contribuição de professores que acreditaram em nós e possibilitaram nossa participação. Com esse resultado, estamos quebrando tabus. Na etapa estadual, vencemos literalmente toda a elite do direito goiano”, continua o estudante.

“O Júri Simulado é uma competição que avalia diversas habilidades, como o conhecimento teórico e o uso da gramática e termos jurídicos, mas também a oratória, a postura, o autocontrole, a empatia com os jurados. A experiência da vida de militância e o conhecimento teórico da equipe se refletiram na análise dos casos e na atuação no campeonato”, explica a professora Fernanda Rezek, que, junto com o professor Allan Hahnemann, orienta o grupo. “Nós acreditamos no ensino que parte da prática e esse sucesso representa a vitória dessa metodologia que valoriza uma postura crítica”, completa Allan.

Para a estudante Nathalia Lemes, a falta de aproximação do curso regular da UFG e a turma do Pronera pode ser uma das razões do preconceito. “Este foi o nosso primeiro contato com a Turma Fidel Castro e pudemos conhecer a realidade desses colegas. Durante os dois meses em que nos preparamos juntos, pudemos sair dos ‘achismos’ e conhecer as particularidades como diferenças de horários, e também formas de pensar e ver as situações”, explicou. Â

O colega Thiago Cabaline complementou: “Além disso, notamos que a Turma Fidel Castro mostrava muito mais união e apoio aos colegas do que os estudantes da UFG mostram entre si. Nosso grupo chegou a esse resultado por causa do trabalho em equipe, em que os professores tiraram o melhor de cada um de nós”.

A trajetória até a semifinal do 2º Concurso Nacional de Júri Simulado da Escola Superior de Advocacia Nacional representa uma grande vitória da luta do campo, dos assentamentos, dos acampamentos, da Reforma Agrária e do Pronera. “Nos campos, nas ruas, na luta permanente, a turma Fidel Castro presente, presente!” FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico