Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PROTEÇÃO INFANTO JUVENIL
Entidades discutem garantias de proteção das crianças e adolescentes do campo
WhatsApp

16 de Outubro de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
proteção infanto juvenil

Na tarde da última quinta (11) a CONTAG realizou reunião na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Brasília, com entidades parceiras brasileiras, com o objetivo de traçar metas e estratégias de atuação conjunta em ações contra o trabalho infantil e dar continuidade às discussões iniciadas na Conferência Internacional sobre Trabalho Infantil na Agricultura (Washington, julho desse ano), que revelou que atualmente 60% do trabalho infantil no mundo estão na agricultura, envolvendo mais de 129 milhões de meninos e meninas com idade entre cinco e 17 anos. A CONTAG participou da Conferência internacional, organizada pela Marcha Global Contra o Trabalho Infantil, União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação e Agricultura (UITA) e OIT.

O encontro de hoje contou com a presença de representantes do governo federal, organizações não governamentais, organismos internacionais, organizações sindicais e do indiano Kailash Sathyarti, coordenador geral da Marcha Global Contra o Trabalho Infantil, responsável pela libertação de cerca de 80 mil crianças em situação de trabalho degradante e indicado ao premio Nobel no ano de 2006. “Estamos aqui para dar continuidade às discussões sobre o que faremos para que essas crianças tenham seus direitos garantidos e cresçam como adultos autônomos e independentes”, afirma o Kailash. Segundo ele, é preciso que sejam pensadas ações concretas de atuação no campo, lembrando ainda que no cenário atual muitos países têm apresentado decréscimo nos índices de trabalho infantil, mas que em outros houve acréscimo. “Em ambos os casos é a vontade política que prevalece. Estamos muito preocupados porque crianças entre 14 e 17 anos estão fora da escola, no trabalho infantil e em condições perigosas”, analisa, destacando que certas formas de trabalho infantil, como essa, são desconsideradas e que essa invisibilidade torna-se ainda mais marcante na agricultura. “Precisamos promover a visibilidade do setor e dos problemas a ele relacionados e transversalisar o trabalho infantil nas discussões sobre trabalho agrícola e educação”, reitera.

A próxima conferência acontece em outubro de 2013, no Brasil, para um público de cerca de dois mil delegados internacionais. “Será uma excelente oportunidade para darmos continuidade aos debates, desta vez no hemisfério sul”, comenta o coordenador da Marcha contra o trabalho infantil.

Para José Wilson, secretário de Políticas Sociais da CONTAG, a representação da confederação na reunião já diz da contribuição histórica da CONTAG nos debates, referindo-se aos 12 assessores presentes, entre eles alguns que já estão envolvidos com o assunto há décadas. “A CONTAG foi uma das primeiras organizações no Brasil a contribuir para que a OIT trouxesse para o Brasil o Programa Internacional de Combate ao Trabalho Infantil e também teve um papel importante na criação do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Nossas conquistas têm muito a ver com isso”, afirma o dirigente sindical, fazendo um resgate histórico do processo, lembrando ainda aos presentes o fato de ser oriundo de uma região (Nordeste) onde as crianças se somam aos esforços pela sobrevivência das famílias. “Mas, hoje já podemos vislumbrar outra realidade. A CONTAG, as federações e sindicatos de trabalhadores rurais continuam se mobilizando nos fóruns e espaços de discussão para pensarmos na articulação e integração das políticas públicas”, registra. José Wilson garante que a CONTAG está comprometida com esse debate e que, por isso, pretende dar uma grande contribuição na conferência do próximo ano. FONTE: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico