A Comissão Pastoral da Terra no Piauí (CPT-PI) lançou na manhã desta terça-feira (13) a 23º edição do caderno "Conflitos no Campo Brasil 2007". O livro registra os conflitos e a violência que atingem as comunidades rurais e trabalhadores do campo. O evento contou com a presença do presidente nacional da CPT nacional, Dom Xavier Guilles.
O caderno de 239 páginas expressa em números os conflitos de terra em todo o território nacional, além dos conflitos de terra há o registro dos números referentes ao conflitos pela água, conflitos trabalhistas (trabalho escravo), violência contra a pessoa e ainda outras manifestações (ocupações).
De acordo com dom Xavier Guilles, houve uma diminuição da violência no Campo, por outro lado o latifúndio (concentração de terra) continua o mesmo: "Há uma generalização dos conflitos, os poderosos continuam com o seu poder e excluem os pobres".
Dom Xavier critica ainda o biodíesel: "Por se anda se vê plantação de cana-de-açúcar. Se pensa muito em alimentar os carros, mas se esquece de alimentar o povo" finaliza Dom Xavier.
No Piauí os conflitos por terra somam 27 envolvendo 2310 famílias. Os conflitos por água há três casos que envolvem 482 famílias; já o trabalho escravo somam quatro envolvendo 241 denuncias e libertação de 171 trabalhadores e violência contra líderes do trabalhadores atingem 10 casos. FONTE: Portal TV Canal/PI - 13/05/2008 14:41h