O Plano Nacional de Educação, parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal (PAC), está dando um passo decisivo para corrigir essas distorções. Para tanto, priorizou os mil municípios onde as escolas não avançam. Eles receberão recursos suplementares, programas de acompanhamento de desempenho escolar e suporte técnico para superar suas dificuldades.
No serviço público há um velho costume difícil de ser erradicado. É o da reinvenção da roda. Em gestões passadas, o Ceará se destacou, no conjunto dos 26 Estados e o Distrito Federal, pela qualidade de um amplo programa de assessoramento da educação nos municípios. O apoio englobava os projetos de obras civis, a qualificação dos professores e a integração curricular com a realidade de cada comunidade.
Os governos seguintes se encarregaram de desmobilizar as equipes, suspender a transferência de recursos adicionais, cancelar convênios e fazer retornar às suas lotações de origem professores e servidores administrativos envolvidos com as ações de assessoramento. O resultado surge agora, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, onde os 36 municípios aparecem entre as mil piores notas de desenvolvimento da educação.
Equipes do MEC e da Seduc estão tentando recuperar o baixo nível de desempenho das escolas, começando por Salitre, município situado na divisão entre o Ceará, Pernambuco e Piauí, no extremo sul do Estado. De saída, está havendo um trabalho de conscientização do pessoal pedagógico, para, em seguida, envolver o alunado e a comunidade. Dessa tarefa de sensibilização deverá sair um pacto: " Todos pela Educação".
Salitre tem 6.200 alunos matriculados. Dispõe mais de mil alunos fora da sala de aula. Um de seus problemas mais graves é a falta de professores sediados na cidade, pois 40% vêm de fora. Outro é a inadequação dos currículos. Município de economia primária, depende da agricultura de subsistência, com grave carência de água potável no subsolo.
O padrão de escola oferecido é responsável pela migração da maior parte de seus alunos, esvaziando a cidade de seus valores nativos. Resultado: não há como promover o desenvolvimento sem lideranças jovens qualificadas para assumir seus problemas. FONTE: Diário do Nordeste ? CE