Trabalhadoras rurais em campo pela efetivação de conquistas da Marcha das Margaridas
Com o objetivo de mobilizar, participar e fazer o controle social da implementação das Unidades Móveis e de fortalecer, criar e efetivar os Fóruns Estaduais de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, estão acontecendo em todo o País as Oficinas Estaduais de Capacitação do Projeto Margaridas em Marcha no enfrentamento à violência contra as mulheres do campo e da floresta, a partir de uma parceria entre a CONTAG e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).
Entre outubro de 2013 a junho de 2014, as Unidades Móveis e Barcos para Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, Florestas e das Águas já realizaram mais de 20 mil atendimentos em todo o País, em mais de 100 viagens. Esse dado é da SPM/PR, que já entregou 53 unidades para os estados.
No primeiro semestre de 2014 foram realizadas 10 oficinas estaduais. Agora, o projeto está sendo retomado com a realização de outras 17 até o final do ano. Nesta atividade, é feito um resgate da construção do eixo sobre violência contra as mulheres da pauta da Marcha das Margaridas com o intuito que as participantes compreendam os resultados e conquistas da Marcha com relação a esse tema, com destaque para a criação do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência, o Pacto Nacional e as diretrizes de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, além de organização de proposta de funcionamento das unidades móveis por parte das mulheres a ser posteriormente discutida no fórum.
Outros momentos da oficina são a identificação e análise da situação da violência contra as mulheres em cada estado, bem como a apresentação da Lei Maria da Penha, do Programa Viver sem Violência e outros instrumentos de ação para implementação de políticas públicas de combate à violência contra as companheiras, bem como analisar as estruturas existentes em cada estado e o seu funcionamento.