Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO POPULAR
ENFOC realiza Curso Nacional de Formação com Educadores e Educadoras Populares da Rede
WhatsApp

28 de Março de 2023


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
educação popular
enfoc
paulo freire

“Aprender é uma aventura criadora”, nos ensina o mestre Paulo Freire e assim foi a vivência do 1º Módulo do Curso Nacional de Aprofundamento Temático e Desenvolvimento Metodológico – 8ª Turma da ENFOC, que marcou a retomada dos processos formativos presenciais da Escola e a realização do novo Itinerário Formativo da ENFOC.

O 1º módulo aconteceu de 20 a 26 de março, em Brasília, reunindo cerca de 100 educadores e educadoras populares da Rede da ENFOC de todos os estados brasileiros. A mística de acolhimento convidou o grupo para viver uma aventura criadora, o reencontro e a presença comprometida. Esse processo formativo está referenciado na educação popular, na construção coletiva do conhecimento, na multiplicação criativa; no fortalecimento da Rede e no trabalho de base alinhado às Linhas de Formação da Política Nacional de Formação (PNF) e à estratégia formativa da ENFOC. 

Portanto, o curso visa contribuir para desenvolver itinerários formativos político-sindicais que valorizem a abordagem classista, que estimulem o protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras na disputa pela construção de uma nova sociabilidade alternativa ao capitalismo. Como também fortalecer o trabalho de base como estratégia permanente de formação política e de organização de base.

O novo Itinerário Formativo da ENFOC foi socializado com a Rede de Educadores e Educadoras Populares para a reflexão e compreensão coletiva sobre a estratégia político-pedagógica, destacando sua intencionalidade e seu percurso. A atualização do itinerário formativo é fruto das formulações feitas pelo GT ENFOC que tratou especificamente da reestruturação do itinerário a partir das Linhas de Formação da PNF atualizadas no 13º Congresso da CONTAG. Esse fazer coletivo contextualizado foi articulado à ação-reflexão dialógica.


Durante a abertura política, na segunda (20), o presidente da CONTAG, Aristides Santos, reafirmou a importância da formação política desenvolvida pela Escola desde a sua criação. “É importante reconhecer todo o trabalho desenvolvido pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) ao longo desses 16 anos. Esse curso marca a retomada dos processos formativos presenciais e esse novo itinerário está voltado para o trabalho de base”, destacou.

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto) destacou a retomada dos processos formativos presenciais, e que, neste ano, a Confederação completa 60 anos de fundação. “Essa retomada dos processos formativos presenciais acontece num momento importante de retomada e de afirmação da democracia e também dos 60 anos da CONTAG. Temos que fazer essa reflexão, começar a realizar esse novo itinerário da Escola para termos um processo formativo mais eficiente e debater temas atuais, contribuir com o fortalecimento do movimento sindical e da agricultura familiar. Precisamos fazer um mergulho na organização e no trabalho de base”. Guto também destaca que a ENFOC está coordenando o processo do Edital de recebimento de artigos sobre essa trajetória de lutas e conquistas da CONTAG para uma publicação impressa. Ver mais aqui: https://ww2.contag.org.br/edital-001-2023---chamada-para-artigos-20230206

Além do educador popular Marcelo Rocha, que esteve com a turma durante toda a semana, este 1º módulo contou com a participação da professora Socorro Silva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diretora da Educação do Campo e Educação Indígena (Secadi/MEC), que contribuiu com o tema “Projetos de sociedade em disputa – Estrutura e funcionamento do capitalismo; a construção do Estado brasileiro; e a formação do campesinato no Brasil e do Estado brasileiro”. O professor e historiador Fernando Horta também contribuiu com a análise de contexto, desafios e potencialidades para a ação político-sindical na atualidade. Já Pedro Pontual, o presidente honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) e diretor de Educação Popular da Secretaria de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, realizou um diálogo sobre a reconstrução da participação social no Brasil e os desafios e oportunidades para a organização de base dos movimentos sociais, populares e sindicais na atualidade.


“O 1º módulo superou as nossas expectativas. Conseguimos sensibilizar e motivar o conjunto das nossas Federações para termos representantes de todos os estados neste Curso. Estamos em um processo acumulativo de definições do nosso itinerário formativo, que é a estrada que vamos caminhar. As expectativas com esse Curso são muito grandes, de que esses educadores e educadoras populares da Rede da ENFOC possam fazer o papel de multiplicação nos estados, nos polos/regionais e, principalmente, nos municípios. Afinal, o central de todo esse debate é que o novo itinerário formativo contribua na retomada da articulação e mobilização dessa Rede e também mergulhar no trabalho de base”, avaliou Guto.

O 2º Módulo acontecerá na primeira quinzena de maio de 2023. Até lá, serão realizadas atividades intermódulos a partir do mapeamento do território construído pelas educadoras e educadores populares. Segundo Guto, a expectativa é grande para o 2º Módulo, quando serão planejados os processos formativos até o final do ano de 2023.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi e Secretaria de Formação e Organização Sindical da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico