A Regional Sul da CONTAG realiza durante os dias 29 de setembro a 5 de outubro o 2° Módulo do Curso Regional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - VI Turma – da ENFOC na Quinta da Estância, em Viamão. Com a presença de 30 lideranças de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, bem como da Rede de Educadores da CONTAG e, ainda, os assessores e educadores da FETAG-RS Paula Rosana Fortunato e Giovani Zortea. O Eixo Temático é Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, enquanto os Eixos Pedagógicos contemplam Memória, Identidade e Pedagogia para uma Nova Sociabilidade.
Conforme Lérida Pivoto Pavanelo, diretora de Formação da FETAG-RS, a Unidade Temática deste 2° Módulo vai abordar a vida sindical, buscando sua história, concepção e prática. Dentro deste contexto, explica Lérida, será aprofundada a prática sindical, a partir do estudo da história de luta da classe trabalhadora, no Brasil e no mundo, destacando as organizações camponesas, desde as lutas de libertação que deram origem ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Além disso, continua a dirigente, a influência das concepções sindicais ao longo da história e o papel das Centrais Sindicais. “Vamos analisar o pós-ditadura militar e suas consequências para a sociedade em geral e para a classe trabalhadora: impactos e resistências nas organizações camponesas, nas pastorais sociais e nos movimentos de educação popular. Também vamos fazer uma reflexão sobre a redemocratização do Brasil: surgimento de novos sujeitos políticos, bandeiras de lutas e relações entre Estado, movimentos sociais e sociedade. Implicações das novas bases jurídicas, organizativas e conceituais pós-Constituição de 1988: o estado democrático de direito, políticas públicas e desafio para o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, com base na matriz formadora da Educação Popular”, completou. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz