Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO POPULAR
ENFOC conclui Curso Nacional de Formação com Educadores e Educadoras Populares da Rede
WhatsApp

12 de Maio de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
educação popular
enfoc
paulo freire

“Aprender é uma aventura criadora”, nos ensina o mestre Paulo Freire e foi assim toda a vivência do Curso Nacional de Aprofundamento Temático e Desenvolvimento Metodológico – 8ª Turma da ENFOC, que marcou a retomada dos processos formativos presenciais da Escola e a realização do novo Itinerário Formativo da ENFOC.

O Curso foi realizado em dois módulos. O 1º aconteceu de 20 a 26 de março e o 2º de 6 a 12 de maio, em Brasília, reunindo mais de 100 educadores e educadoras populares da Rede da ENFOC de todos os estados brasileiros. 


Todos os momentos possibilitaram ao grupo viver uma aventura criadora, o reencontro e a presença comprometida. Afinal, esse processo formativo está referenciado na educação popular, na construção coletiva do conhecimento, na multiplicação criativa, no fortalecimento da Rede e no trabalho de base alinhado às Linhas de Formação da Política Nacional de Formação (PNF) e à estratégia formativa da ENFOC. 

Portanto, o curso teve como objetivos contribuir para desenvolver itinerários formativos político-sindicais que valorizem a abordagem classista, que estimulem o protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras na disputa pela construção de uma nova sociabilidade alternativa ao capitalismo. Como também fortalecer o trabalho de base como estratégia permanente de formação política e de organização de base.


O novo Itinerário Formativo da ENFOC foi socializado com a Rede de Educadores e Educadoras Populares para a reflexão e compreensão coletiva sobre a estratégia político-pedagógica, destacando sua intencionalidade e seu percurso. A atualização do Itinerário Formativo é fruto das formulações feitas pelo GT ENFOC que tratou especificamente da reestruturação do itinerário a partir das Linhas de Formação da PNF atualizadas no 13º Congresso da CONTAG. Esse fazer coletivo contextualizado foi articulado à ação-reflexão dialógica.

“Todos nós temos uma tarefa muito importante para a continuidade e o fortalecimento do movimento sindical e esse novo Itinerário Formativo da ENFOC, sem dúvida alguma, vai contribuir com esse processo, principalmente nessa conjuntura de retomada da democracia no País. Por isso, vamos reforçar a nossa mobilização, fazer o debate do itinerário formativo e fortalecer a democracia, a educação popular e o trabalho de base”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto (Guto).

PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO MÓDULO

Neste 2º módulo, a turma refletiu sobre o contexto sindical – atualidade e diálogo com o governo federal; construiu o Mapa Situacional do território onde os cursos de base serão realizados e fez a análise sobre os desafios e perspectivas de trabalho de base na atualidade; refletiu sobre a luta antipatriarcal e antirracista na sociedade contemporânea e sobre a participação e controle social nas políticas públicas e sociais do Governo Lula. E vivenciou a Mostra de Saberes e Sabores: ancestralidade e cultura; Ao longo dessa semana também foi iniciada a construção do planejamento dos cursos nos estados e a formação de base; também foi feita a avaliação do 2º módulo. 


Um dos destaques do processo formativo foi a realização do Seminário Nacional CONTAG 60 anos na luta por democracia, direitos e justiça social, juntamente com o lançamento do livro “CONTAG 1963-2023: Ações de Reprodução Social e Formas de Ações Coletivas”, de autoria do pesquisador Marco Antonio Teixeira. Também foi realizada visita pedagógica para conhecer diversos espaços de Brasília onde a CONTAG, ao longo da sua trajetória de lutas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, vem conquistando políticas públicas.

Depois desses dois módulos intensos e potentes, como saem os educadores e educadoras populares?

“Saio dessa formação com o sentimento de dever cumprido com o objetivo que viemos até aqui, que foi buscar conhecimento, ter um olhar para a nossa base e conhecer ainda mais do nosso território para que, chegando lá na base, possamos evoluir cada vez mais no trabalho de base, na representação dos agricultores e agricultoras familiares seja no nosso estado ou na nossa região.”

Aline Maier – educadora popular (Região Sul)

“Estou no itinerário da Escola, nesta 8º Turma, que nos faz o aprofundamento temático e metodológico para abordar as necessidades de fortalecimento da classe trabalhadora, sobretudo na base.”

Francisca Sousa – educadora popular (Região Nordeste)

“E a nossa missão é fazer com que o ser identifique e conheça a sua identidade e que o ser seja sujeito da sua história, porque foi tirado do povo camponês a condição de ser sujeito da história e é com essa expectativa que eu volto.”

Luciene da Silva – educadora popular (Região Sudeste)

“Estou saindo daqui uma nova pessoa porque agora estou sabendo mais sobre o movimento sindical, sobre as nossas lutas e também vou levar para a base sobre a importância do movimento sindical, sobre raça, sobre o movimento LGBTQIA+, sobre as mulheres e principalmente sobre a sucessão rural com uma jovem agricultura familiar que sou.”

Kemily Rodrigues – educadora popular (Região Centro-Oeste)

“Saio com o tanque abastecido para colocar em prática o que a gente discutiu aqui tendo em vista que estamos vindo de um governo negacionista e entrando num governo progressista, é claro que as coisas vão andar lentamente, mas as expectativas são as melhores possíveis.” 

Raimundo das Chagas – educador popular (Região Norte)

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico