Hoje, 14 de agosto, é comemorado o aniversário da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). São 8 anos de formação de lideranças para ajudar a militância sindical, atuando nos diversos espaços da sociedade, disputando ideias, projetos, programas e políticas públicas.
Ao longo deste período, a ENFOC, que surgiu como uma estratégia de formação definida após deliberação do 9º Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, desenvolveu uma série de cursos de formação sindical por todo o Brasil, criou proposta e métodos pedagógicos próprios, incentivou a criação de projetos sindicais de sucesso, consolidou uma rede de educadores e educadoras populares, e de Grupos de Estudos Sindicais (GES), dentre outras realizações.
“Ao comemorar os 8 anos da ENFOC, quero transmitir para todos nós um momento de muitas realizações. São muitas realizações, muitas perspectivas, muita esperança e muita confiança nas pessoas que passaram até hoje pela Escola”, destacou Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG.
Entre as realizações da ENFOC estão os materiais produzidos pelos próprios educandos e educandas. São cartilhas, materiais institucionais, cadernos temáticos e publicações contando as experiências desenvolvidas a partir dos ensinamentos multiplicados na Escola.
A comemoração nesse ano coincidiu com a realização do 1º Módulo do Curso Nacional de Formação da 5ª Turma da ENFOC. Segundo Juraci, a avaliação da CONTAG para o trabalho e importância da Escola nesse período é extremamente positiva. “Nesses 8 anos, fizemos grandes ações formativas. E essas ações já estão influenciando na forma como as pessoas, principalmente os dirigentes das federações e dos sindicatos, estão visualizando o jeito de fazer política sindical, o jeito de agir nas entidades sindicais. Portanto, a política de formação realizada pela Escola já está conseguindo influenciar e mudar com muitos resultados altamente positivos nessa nossa construção”.
Ao completar o seu oitavo aniversário, a ENFOC também tem alguns desafios pela frente. “É um momento de muita responsabilidade e de muita expectativa para o futuro, principalmente agora que se propõe construir um novo formato de organização sindical. Então, precisamos valorizar os passos que já foram dados para que nós possamos estruturar os futuros passos que deveremos dar daqui para frente”, explicou o secretário.
Viva a ENFOC! FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi