Em seus 43 anos de vida, a CONTAG tem vivenciado diversas experiências educativas para seus dirigentes, assessores e militância do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Assim como a grande parte das experiências de formação do mundo sindical enfrenta grandes desafios na busca da articulação de diversas dimensões do fazer educativo, da construção do diálogo permanente com a prática sindical, da abordagem interdisciplinar dos conteúdos, entre outras questões.
No 9º Congresso Nacional da CONTAG, realizado no período de 28 de fevereiro a 04 de março de 2005, os/as delegados/as discutiram sobre a constituição uma estratégia de formação continuada e permanente de dirigentes, assessores/as e lideranças do MSTTR, com destaque para jovens e mulheres. Partindo desse pressuposto, deliberou-se pela criação da Escola Nacional de Formação Sindical da CONTAG, a ENFOC.
Estava lançado o desafio: construir uma Escola de Formação, para refletir criticamente sobre a ação sindical e aprofundar os elementos necessários a uma prática transformadora da realidade dos/as trabalhadores/as. Uma Escola orgânica à Confederação, referenciada nos espaços institucionais do MSTTR - Congressos Nacionais, Plenárias Nacionais e Conselhos Deliberativos -, além das reflexões permanentes nos demais espaços como coletivos, comissões específicas.
Uma Escola que articule e contribua para a constituição e funcionamento de uma rede nacional de educadores e educadoras, articulada e referenciada por meio de uma unidade político-pedagógica que valorize, articule e potencialize as riquezas e diversidades formativas dos estados e das regiões do país.
Para garantir a construção dessa unidade, o I Encontro Nacional de Formação discutiu as bases de um Projeto Político Pedagógico (PPP), como instrumento norteador da prática formativa do MSTTR.