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ENFOC - IV - ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
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Voltar IV - ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

Realização dos dois módulos nacionais (centralizados) com dirigentes e assessorias das Federações em todos os estados, observando-se a participação de jovens e mulheres.

Realização de atividades inter-modulares e pós-módulo, cuja socialização se dá nos momentos seguintes. Essas atividades sugerem um caráter de ensaio de Grupos de Estudos Dirigidos (GED’s), uma estratégia de permanência dos espaços educativos na base do MSTTR. A idéia é constituir GED’s em todos os estados, enraizando-se nos pólos ou regionais sindicais e nos municípios. Cada participante do curso deve organizar grupos de estudos com outros/as companheiros/as e desenvolver atividades formativas, podendo para tanto utilizar recursos e metodologias vivenciadas nos módulos do curso.

Realização de 2 oficinas temáticas regionais para preparação dos módulos regionais (descentralizados). Participam dessas oficinas a coordenação política, a equipe pedagógica, o/a gestor/a da respectiva região, os/as participantes do curso centralizado dos estados da região e consultorias convidadas.

Realização dos 2 módulos regionais e atividades inter-módulos sob a responsabilidade do grupo participante da oficina temática.

Primeiras reflexões, grandes desafios:

1. Superar as dificuldades em levar adiante a formação em alguns estados

            1. Quebrar a resistência de alguns dirigentes
            2. Cultura de não-priorização da formação
            3. Superar o ativismo e imediatismo sindical

2 . Superar as dificuldades financeiras – criação de um fundo solidário
3. Consolidar grandes referenciais comuns: PADRSS, PPP, metodologias participativas.
4. Sensibilizar dirigentes, assessores, lideranças do MSTTR de forma continuada.
5. Planejar as ações formativas de forma articulada e participativa
6. Ampliar as relações da ação formativa estadual para além da Federação (CUT, ONG’s, Movimentos, coletivos, sindicatos).
7. Trabalhar a diversidade e as especificidades locais e regionais.

Perfil da primeira turma: Sexo: Participação no MSTTR: 66% de mulheres
34% de homens 53% dirigentes
30% assessores/as
17% outros Dirigentes por sexo: Idade: 57% homens
43% mulheres 41% de 16 a 32 anos
55% de 33 a 55 anos
4% com mais de 55 anos Raça/etnia: Regiões: 37% branca
27% parda
20% negra
16% outras 38% Nordeste
29% Centro Oeste
12% Norte
11% Sudeste
10% Sul Tempo de participação no MSTTR Escolaridade: 6% com menos de 1 ano
29% de 1 a 5 anos
24% de 6 a 10 anos
13% de 11 a 15 anos
12% de 16 a 20 anos
16% com mais de 20 anos 9% ensino fundamental I
19% ensino fundamental II
38% ensino médio
4 % curso técnico
16% ensino superior
11% com especialização
3% com mestrado  

 



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