Realização dos dois módulos nacionais (centralizados) com dirigentes e assessorias das Federações em todos os estados, observando-se a participação de jovens e mulheres.
Realização de atividades inter-modulares e pós-módulo, cuja socialização se dá nos momentos seguintes. Essas atividades sugerem um caráter de ensaio de Grupos de Estudos Dirigidos (GED’s), uma estratégia de permanência dos espaços educativos na base do MSTTR. A idéia é constituir GED’s em todos os estados, enraizando-se nos pólos ou regionais sindicais e nos municípios. Cada participante do curso deve organizar grupos de estudos com outros/as companheiros/as e desenvolver atividades formativas, podendo para tanto utilizar recursos e metodologias vivenciadas nos módulos do curso.
Realização de 2 oficinas temáticas regionais para preparação dos módulos regionais (descentralizados). Participam dessas oficinas a coordenação política, a equipe pedagógica, o/a gestor/a da respectiva região, os/as participantes do curso centralizado dos estados da região e consultorias convidadas.
Realização dos 2 módulos regionais e atividades inter-módulos sob a responsabilidade do grupo participante da oficina temática.
Primeiras reflexões, grandes desafios:1. Superar as dificuldades em levar adiante a formação em alguns estados
1. Quebrar a resistência de alguns dirigentes
2. Cultura de não-priorização da formação
3. Superar o ativismo e imediatismo sindical
2 . Superar as dificuldades financeiras – criação de um fundo solidário
3. Consolidar grandes referenciais comuns: PADRSS, PPP, metodologias participativas.
4. Sensibilizar dirigentes, assessores, lideranças do MSTTR de forma continuada.
5. Planejar as ações formativas de forma articulada e participativa
6. Ampliar as relações da ação formativa estadual para além da Federação (CUT, ONG’s, Movimentos, coletivos, sindicatos).
7. Trabalhar a diversidade e as especificidades locais e regionais.