Viabilizar a formação de militantes do MSTTR, de modo que aprimorem sua capacidade multiplicadora e potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação.
Objetivos específicos:Socializar e aprofundar referenciais teóricos, políticos e ideológicos que fundamentam e alimentam os ideais e a luta sindical e popular.
Re-avaliar e fortalecer a luta sindical, numa visão e prática transformadoras, estimulando processos de mudanças de atitudes, comportamentos e práticas individuais e coletivas, coerentes com as exigências de implementação do PADRSS.
Favorecer a experimentação, sistematização e apropriação de novas metodologias pedagógicas que realimentem a prática formativa do movimento sindical.
Contribuir para a constituição de uma rede de formadores/as que assumam e implementem o projeto de formação do MSTTR.
Público Alvo: dirigentes, assessores/as e lideranças do MSTTR.Percurso Formativo: 2 módulos nacionais de 12 dias cada com atividades inter-módulos e pós-módulo; 2 oficinas temáticas regionais; 2 módulos regionais de 12 dias cada, com atividades inter-módulos em cada uma das regiões, com carga horária 320h/a no total.
Metas e prazos: Concluir o percurso formativo em 2007 com a participação de 110 militantes nos módulos nacionais e 270 nos módulos regionais. Constituição de Grupos de Estudos Dirigidos (GED’s) em todos os estados.
Eixos e conteúdos temáticos: I MóduloEixo: Estado, Sociedade e Ideologia.
Temas: Trabalho; sistemas de sociedade; Estado, sociedade e ideologia; capitalismo.
Eixo: História, concepções, estruturas e práticas sindicais.
Temas: contexto e origem do sindicalismo na Europa e no Brasil; Pluralidade de concepções e práticas no movimento sindical brasileiro; implantação da estrutura sindical no Brasil, no contexto do Estado Novo; contexto e trajetória de luta dos/as trabalhadores/as rurais no Brasil; trajetória política da CONTAG; centrais sindicais no Brasil; origens históricas da CUT e o MSTTR na CUT; avaliação e sistematização.
Eixos: Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário e Pedagogia para uma nova sociabilidade.
Temas: Conjuntura Nacional e Internacional; Estado, desenvolvimento, participação e controle social; desenvolvimento rural: conceitos e concepções; pluriatividade, territorialidade, ruralidade e representatividade; economia solidária; PADRSS; avaliação e sistematização.