O encontro estadual que a Fetaes realizou nesta quinta-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, superou as expectativas, reunindo mais de 400 trabalhadoras, em Viana, região metropolitana de Vitória. A secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, participou do evento ressaltando que ele serve também como estratégia de mobilização das mulheres para a Marcha das Margaridas 2007.
O encontro começou às 8 horas e só terminou às 17h30. Teve seu ponto alto quando o presidente da Fetaes, Natalino Cassaro e a coordenadora de mulheres da federação, Maria da Penha, entregaram ao governador do Estado, Paulo Hartung, pauta de reivindicações. Alessandra Lunas falou sobre a atuação da Contag na organização da Marcha das Margaridas, que pretende reunir em agosto, 50 mil mulheres em Brasília. "O 8 de Março reforça a luta das trabalhadoras rurais e fortalece a mobilização para a Marcha das Margaridas".
A agenda de lutas pela questão de gênero começou no dia 8 de março, mas continua durante todo o ano. Trabalhadoras rurais estarão presentes nas grandes manifestações organizadas pela Contag. O primeiro grande evento será o I Festival Nacional da Juventude Rural, no dia 26 de março em Brasília, e contará com a presença das Coordenações de Mulheres das Fetags.
Em abril, especialmente no Dia Mundial da Saúde (7) serão organizadas atividades nos municípios onde vem sendo implementado o Projeto Saúde e Gênero no Campo. Em maio as trabalhadoras rurais participarão do Grito da Terra Brasil. A agenda continua nos meses seguintes. Neste ano serão realizadas as conferências municipais e estaduais de saúde, de políticas para mulheres, de segurança e soberania alimentar e nutricional, de meio ambiente e de promoção da igualdade racial.
Fonte: Agência Contag de Notícias