Pelo sexto ano consecutivo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Ouro Branco, Alagoas, realiza o Encontro com a Terceira Idade e Pessoas Idosas como uma forma de levar informação, lazer e alegria a esse público. Nesta sexta edição, realizada nesta terça-feira (24), de 8h às 16h, reuniu cerca de 250 pessoas e teve como tema “Envelhecer com qualidade de vida no campo é um direito nosso”.
O Encontro contou com a participação da Diretoria da CONTAG, que esteve representada pela secretária de Terceira Idade, Josefa Rita da Silva, e da secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, que é natural de Ouro Branco. O evento também contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, e de representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A programação foi iniciada com uma mística típica local, com uma apresentação com repente. Em seguida, a abertura política contou com a participação do presidente da FETAG-AL, Genivaldo Oliveira, do secretário de Terceira Idade da Federação, Antonio Vitorino, da secretária de Jovens, Marielle dos Santos Silva, da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, e da equipe do Sindicato. Após as falas políticas, foi entregue uma carta com propostas que foi construída a partir do acúmulo com reuniões realizadas com idosos(as) nas comunidades rurais.
A primeira mesa contou com a participação da secretária de Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva, mais conhecida como Zefinha. A dirigente teve o papel de expor um tema bastante complexo. Diante da atual conjuntura, na linha de retrocessos nas políticas públicas, o que pensa o movimento sindical para as pessoas da terceira e idosos e idosas rurais? A análise feita pela companheira Zefinha foi bastante elogiada e levou mais esclarecimentos sobre a conjuntura nacional aos participantes da atividade.
Depois foi realizada uma mesa redonda com dois representantes do poder público. Um tratou do tema “Cuidando da saúde e zelando pela vida” e o outro tema foi “Combater a situação de violência contra as pessoas da terceira idade e idosos é fortalecer a agricultura familiar”. “Essa mesa foi pensada pela realidade local de Ouro Branco, onde existem muitas denúncias de violência contra os idosos e idosas, como a exploração financeira e agressão física, por exemplo. Foi importante a participação do poder público nesse momento para que assumissem o compromisso de tomar providências sobre os casos, de conscientizar as pessoas para que denunciem e peçam ajuda. O tema da saúde do idoso(a) também precisa de atenção, pois o acesso a essa política é precário. Levaram informações aos nossos idosos e idosas e pessoas da terceira idade onde procurar para se consultar e fazer exames”, explicou Edjane Rodrigues, que informou, ainda, que durante essa mesa também foram distribuídos os laços do Outubro Rosa e foi destacada da importância da prevenção ao câncer de mama.
Durante o encontro foram feitas duas coletas de assinatura. Uma pela anulação da Emenda Constitucional 95, que limita os investimentos nas políticas sociais, e outra pela revogação da reforma trabalhista. Também foi apresentado o nome do companheiro Genivaldo Oliveira, presidente da Fetag-AL, a possível candidato a deputado estadual, com o apoio dos STTRs. E, por último, teve uma banda de forró para animar o encontro, proporcionando momento de lazer e alegria para os idosos e idosas rurais.
“Portanto, foi uma agenda cultural, mas que também abordou temáticas, até porque, no próximo ano, teremos o Congresso da FETAG-AL e esses eventos contribuem para a construção do plano de lutas da Federação”, avaliou Edjane.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, Damião Matos, disse que o encontro e a participação da terceira idade e das pessoas idosas superaram as expectativas. “Vieram mais pessoas do que estávamos esperando. Isso significa que esse evento é muito importante para esse público e tem crescido ao longo dos anos. As pessoas ficam na ansiedade aguardando a realização do encontro. Esse sucesso demonstra o compromisso do nosso Sindicato com essas pessoas”, avaliou Damião.
Damião acrescenta que a expectativa é que o encontro gere resultados. “Esse resultado seria o atendimento da carta que foi entregue ao poder público. Aguardamos o convite do prefeito e de Secretarias Municipais para uma audiência pública e discutir as demandas apresentadas”, explica. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi