Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TERCEIRA IDADE
Encontro em Ouro Branco/AL proporciona lazer e debate sobre o envelhecimento com qualidade de vida no campo
WhatsApp

25 de Outubro de 2017


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
terceira idade



Pelo sexto ano consecutivo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Ouro Branco, Alagoas, realiza o Encontro com a Terceira Idade e Pessoas Idosas como uma forma de levar informação, lazer e alegria a esse público. Nesta sexta edição, realizada nesta terça-feira (24), de 8h às 16h, reuniu cerca de 250 pessoas e teve como tema “Envelhecer com qualidade de vida no campo é um direito nosso”.

O Encontro contou com a participação da Diretoria da CONTAG, que esteve representada pela secretária de Terceira Idade, Josefa Rita da Silva, e da secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, que é natural de Ouro Branco. O evento também contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, e de representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A programação foi iniciada com uma mística típica local, com uma apresentação com repente. Em seguida, a abertura política contou com a participação do presidente da FETAG-AL, Genivaldo Oliveira, do secretário de Terceira Idade da Federação, Antonio Vitorino, da secretária de Jovens, Marielle dos Santos Silva, da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, e da equipe do Sindicato. Após as falas políticas, foi entregue uma carta com propostas que foi construída a partir do acúmulo com reuniões realizadas com idosos(as) nas comunidades rurais.

A primeira mesa contou com a participação da secretária de Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva, mais conhecida como Zefinha. A dirigente teve o papel de expor um tema bastante complexo. Diante da atual conjuntura, na linha de retrocessos nas políticas públicas, o que pensa o movimento sindical para as pessoas da terceira e idosos e idosas rurais? A análise feita pela companheira Zefinha foi bastante elogiada e levou mais esclarecimentos sobre a conjuntura nacional aos participantes da atividade.

Depois foi realizada uma mesa redonda com dois representantes do poder público. Um tratou do tema “Cuidando da saúde e zelando pela vida” e o outro tema foi “Combater a situação de violência contra as pessoas da terceira idade e idosos é fortalecer a agricultura familiar”. “Essa mesa foi pensada pela realidade local de Ouro Branco, onde existem muitas denúncias de violência contra os idosos e idosas, como a exploração financeira e agressão física, por exemplo. Foi importante a participação do poder público nesse momento para que assumissem o compromisso de tomar providências sobre os casos, de conscientizar as pessoas para que denunciem e peçam ajuda. O tema da saúde do idoso(a) também precisa de atenção, pois o acesso a essa política é precário. Levaram informações aos nossos idosos e idosas e pessoas da terceira idade onde procurar para se consultar e fazer exames”, explicou Edjane Rodrigues, que informou, ainda, que durante essa mesa também foram distribuídos os laços do Outubro Rosa e foi destacada da importância da prevenção ao câncer de mama.

Durante o encontro foram feitas duas coletas de assinatura. Uma pela anulação da Emenda Constitucional 95, que limita os investimentos nas políticas sociais, e outra pela revogação da reforma trabalhista. Também foi apresentado o nome do companheiro Genivaldo Oliveira, presidente da Fetag-AL, a possível candidato a deputado estadual, com o apoio dos STTRs. E, por último, teve uma banda de forró para animar o encontro, proporcionando momento de lazer e alegria para os idosos e idosas rurais.

“Portanto, foi uma agenda cultural, mas que também abordou temáticas, até porque, no próximo ano, teremos o Congresso da FETAG-AL e esses eventos contribuem para a construção do plano de lutas da Federação”, avaliou Edjane.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, Damião Matos, disse que o encontro e a participação da terceira idade e das pessoas idosas superaram as expectativas. “Vieram mais pessoas do que estávamos esperando. Isso significa que esse evento é muito importante para esse público e tem crescido ao longo dos anos. As pessoas ficam na ansiedade aguardando a realização do encontro. Esse sucesso demonstra o compromisso do nosso Sindicato com essas pessoas”, avaliou Damião.

Damião acrescenta que a expectativa é que o encontro gere resultados. “Esse resultado seria o atendimento da carta que foi entregue ao poder público. Aguardamos o convite do prefeito e de Secretarias Municipais para uma audiência pública e discutir as demandas apresentadas”, explica. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico