Com o slogan "Deixa de falar e vem me zelar!", o IV Encontro Estadual do Movimento Fé e Política acontece a partir das oito horas da manhã deste sábado (20/10) no auditório da escola Armando Nogueira em tom de chamado à mobilização pelo uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia e do planeta focado na melhoria da qualidade de vida para todos.
Caravanas de todos os municípios do Acre, bem como de Rondônia e Sul do Amazonas já confirmaram presença, neste evento suprapartidário e ecumênico que reúne representantes de todas as tendências religiosas da região por um objetivo comum que é o bem estar material e espiritual do homem.
Os prefeitos de Acrelândia (Vilceu), Plácido de Castro (Paulinho) Rio Branco (Angelim) e Bujari (Michel) confirmaram presença e participação neste evento que conta com o apoio do gabinete dos deputados estadual, Walter Prado e, federal Nilson Mourão cuja militância política se fez como um dos fundadores e militante das Comunidades Eclesiais de Base (Ceb?s) foco de resistência dos movimentos sociais durante a ditadura militar.
A abertura do evento será feita pelos representantes das igrejas católica, evangélica, espírita, indígena, além de um assessor parlamentar e de um professor da Universidade Metodista Whesleyana.
A primeira palestra será proferida a partir das nove horas da manhã pelo pastor da Igreja Evangélica Confissão Luterana do Brasil, especialista em antigo testamento e professor de bíblia pela Unilassale de Canoas no Rio Grande do Sul, o qual irá falar sobre as profecias na Amazônia. Em seguida o padre Luiz Ceppi que é assessor regional das Pastorais Sociais pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fará uma explanação sobre a Ética na Política. Abrindo ambos temas ao debate público.
A partir das 14 horas terá início a rodada de trabalhos dos grupos temáticos focados nos povos indígenas; mulheres; preservação de rios e igarapés; clima, desmatamento e meio ambiente; cidade, excluídos, trabalho, cooperativismo e economia solidária. Também haverá mesas debatendo a biopirataria, produtos e sementes da Amazônia sustentável; desenvolvimento econômico, prospecção da Petrobras e impactos ambientais; segurança alimentar e qualidade de vida; ética na política.
Às 16h30min será elaborado o documento final com as proposições das mesas temáticas, plenária geral e o encerramento do encontro. FONTE: Página 20 ? AC