O planejamento das atividades no convênio entre a Embrapa Trigo (unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Fetraf-Sul (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) aconteceu nesta quinta-feira, dia 3, em Passo Fundo, RS. Mais de 60 pessoas participaram do encontro que reuniu técnicos, cooperativas, sindicatos e agricultores do PR, SC e RS. A produção leiteira é o foco dos treinamentos previstos para este ano.
De acordo com o Chefe de Pesquisa da Embrapa Trigo, João Leonardo Pires, o Convênio de Cooperação Técnica entre a Fetraf-Sul e a Embrapa foi assinado durante a Expointer 2007, em Esteio no RS, com o objetivo de disponibilizar tecnologias da Embrapa aos agricultores familiares da Região Sul. "A primeira demanda da Fetraf foi em relação à produção de leite, onde a Embrapa Trigo assume a função de facilitadora do processo, orientando a capacitação dos técnicos multiplicadores", explica Pires.
A metodologia a ser utilizada, conforme o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Trigo, Osvaldo Vieira, é o modelo do programa "Treino & Visita", desenvolvido há três anos na Embrapa Trigo, que prima pelo intercâmbio de informações entre os pesquisadores e os técnicos multiplicadores numa capacitação continuada: "Temos o cuidado para que não ocorra simplesmente a transferência do conhecimento, e sim estimulando o técnico a discutir e aprimorar a tecnologia em conjunto com o produtor".
Entre os encaminhamentos propostos no encontro, está a instalação de seis unidades de referência (modelos de produção) de cereais de inverno de duplo-propósito, destinados a pastagens e grãos, nos três estados do Sul: três unidades no RS, uma em SC e duas no PR. A coordenação técnica será do pesquisador Renato Fontaneli com articulação do técnico Jorge Cerbaro. "A implantação das unidades vai servir de base para treinamentos direcionados à atividade leiteira", esclarece o agrônomo da Fetraf-Sul, Demilson Fortes, lembrando que os encontros do grupo passam a seguir um calendário bimensal, onde serão trabalhados cinco blocos: nutrição, qualidade, gestão, pastagens e genética.
O coordenador geral da Fetraf-Sul, Altemir Tortelli, ressalta que o convênio vai garantir o acesso da agricultura familiar às tecnologias geradas pela pesquisa. FONTE: Guia Digital - 04/04/08