Foi realizado pela Prefeitura de Salgado e com apoio do Governo do Estado o "1º Encontro da Agricultura Familiar" que aconteceu no último dia 17 de novembro, na sede do município, e teve como objetivo repassar informações e conhecimentos aos agricultores familiares. O evento reuniu cerca de 500 participantes, entre produtores, estudantes, técnicos, bem como representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro) e do Departamento de Irrigação e Recursos Hídricos de Sergipe (Dehidro). Na oportunidade, foi realizada uma feira com produtos cultivados pelos agricultores familiares de Salgado.
O presidente do Deagro, Jeferson Feitosa, ressaltou a importância que o Governo de Sergipe dá à agricultura familiar. Segundo ele, a política agrícola do Estado está voltada para dar subsídios ao pequeno agricultor de se tornar competitivo. "O Governo de Sergipe tem tido lucidez para voltar o foco da política agrícola para uma cadeia produtiva completa, pois não adianta produzir o que não tem comércio, razão pela qual a comercialização estará sempre atrelada ao trabalho da assistência técnica. O técnico do Deagro, que ensina a produzir, tem de orientar também sobre mercado e sobre a comercialização da produção, indicando os custos e a forma de negociação com o empresariado", disse Feitosa, ressaltando que dos cerca de 100 mil agricultores existentes em Sergipe, aproximadamente 90 mil são agricultores familiares.
De acordo com o presidente do Deagro, o Governo de Sergipe mostra, na prática, o apoio à agricultura familiar. Segundo Jeferson Feitosa, os investimentos para aquisição de terras, que serão repassadas a 25 mil agricultores familiares, são de aproximadamente R$ 35 milhões. FONTE: Correio de Sergipe ? SE