A CONTAG realizou, nos dias 23 e 24 de agosto, o 2º Encontro Ordinário da Regional Nordeste, na capital pernambucana, tendo como pauta a recomposição da coordenação regional; avaliação da diretoria da CONTAG que representa a região; avaliação da situação da aplicação dos créditos emergenciais e ações estruturantes de convivência com o semiárido implementadas pelos governos estaduais e federal. Sobre a regional nordeste foi realizada uma plenária de avaliação do primeiro ano de mandato da atual coordenação e da assessoria regional, isso porque a coordenadora anterior, Raimunda Mascena, encontra-se na assessoria da Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres. De uma maneira geral a atuação da coordenação atual é reconhecida como agregadora, inclusive na busca pela retomada da caminhada de debates e aprofundamento sobre os grandes temas regionais e no fortalecimento da organização sindical, com apoio às Federações em suas ações estaduais. O trabalho da antiga coordenadora foi avaliado como muito comprometido com o MSTTR e a mudança de assessoria não comprometeu – segundo análise geral - o trabalho anterior.
Em um segundo momento foi analisada a atuação da direção da CONTAG na região. O trabalho desempenhado por Elenice Anastácio na Secretaria de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, José Wilson Gonçalves na Secretaria de Políticas Sociais, Aristides Santos na Secretaria de Finanças e Administração, David Wylkerson Souza na Secretaria Geral e Rosicleia dos Santos na Secretaria de Meio Ambiente foi bastante comemorado pelas FETAGs do Nordeste, por isso os referidos nomes foram recomendados para reeleição de todos(as), que passam a buscar ampliar o espaço da Nordeste em articulação com as demais regiões.
Ainda durante o encontro foram pensadas as contribuições da região para o texto base do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), que se aproxima, e cujo conteúdo vem sendo trabalhado desde as Plenárias Estaduais preparatórias. A tônica é pensar uma maneira incisiva de enfrentamento ao modelo de produção atual, capitalista, e seus impactos para o Nordeste e a forma de organização do sindicalismo rural brasileiro face à emergência dos novos sujeitos do campo, das águas e das florestas.
Um levantamento sobre a situação da aplicação dos créditos emergenciais e as ações estruturantes de convivência com o semiárido também foram tratados, a partir do relatório apresentado pelo Banco do Nordeste e Ministério da Integração Nacional na reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (13 de julho), em Fortaleza. Os dados apresentados pelos órgãos federais foram bastante questionados pelas Federações. Avaliou-se, inclusive, que a relação com os comitês integrados de Ações de Combate à Seca e do Programa Água para Todos nem sempre conta com a representação das Federações em suas respectivas composições.
O acesso aos créditos emergenciais foi a questão mais criticada, já que nos estados a realidade tem sido bem diferente e a maioria dos(as) agricultores(as) tem reclamado que os recursos não chegam, que as entidades de assistência técnica possuem planilhas muito burocráticas e, finalmente, que o Banco do Nordeste tem muita dificuldade em agilizar a análise e liberação de créditos. Soma-se a isso o momento de turbulência política que pelo qual a instituição bancária vem atravessando e a ameaça de indicação de uma pessoa de outra região para ocupar a sua presidência. Nesse sentido, a direção da CONTAG irá convocar o Banco do Nordeste para uma reunião, em Fortaleza, nos próximos dias, com as Federações para tratar definitivamente do assunto.
A coordenação da regional nordeste fica composta agora por Angela Maria Sousa Silva – Secretária Geral da FETAEMA (Coordenadora), Antonio Francisco de Almeida – Secretário de Política Agrícola da FETASE e Doriel Saturnino de Barros – Diretor Presidente da FETAPE. Continuam como suplentes Rosalina Rodrigues – Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAG-PI e Erivam Carmo Silva – Secretário de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da FETARN. FONTE: Assessoria de Imprensa da CONTAG - Maria do Carmo de Andrade Lima