Cada família de assentados disponibilizará de 3 a 10 hectares para plantação de girassol ou pinhão-manso. O incentivo inclui preparação da terra e fornecimento de insumos e sementes. A empresa está garantindo a compra da produção de ambas oleaginosas (vegetais que contém óleo). A intenção da empresa é ampliar a iniciativa no ano que vem, inserindo mais assentados da Reforma Agrária no projeto.
As famílias selecionadas para participar da iniciativa são todas inscritas no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A Fetaeg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás) auxiliou no projeto de integração. "Desenvolver política de energia limpa não é só pensar na sustentabilidade econômica, mas também em equilíbrio social", explica Francisco Barreto, presidente da Bionasa. "Estamos tendo ótima receptividade dos assentados por conta dessa iniciativa".
A Bionasa está construindo em Porangatu o maior complexo industrial de biodiesel do País. A unidade deverá entrar em operação em agosto do ano que vem. Inicialmente, ela será capaz de produzir 200 mil toneladas por ano de biodiesel. A empresa utilizará produtos vegetais para a produção do combustível biodegradável.
Pinhão-manso
O pinhão-manso é uma árvore que se adapta a solos pouco férteis e de clima desfavorável à maioria das culturas alimentares tradicionais. Ela também é uma árvore extremamente adaptável no cerrado. O pinhão-manso leva de três a quatro anos para atingir a idade produtiva. Produz por cinqüenta anos, o que atenderia duas gerações de famílias na extração de seu fruto. De seus frutos, 30% se extrai óleo vegetal. O plantio do pinhão-manso pelo projeto da Bionasa já começou.
Girassol
O girassol tem enorme facilidade de adaptação no cerrado brasileiro. A planta, além de possuir alto teor de óleo, em torno de 40% a 44%, apresenta importantes características, como resistência à falta de água, ao frio e ao calor. O plantio de girassol no projeto da Bionasa se inicia em janeiro. Em maio, os agricultores já devem estar fornecendo a matéria-prima para a indústria de biodiesel.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Bionasa FONTE: Diário da Manhã ? GO