Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EMPREGADOS AJUDAM NA PREVENÇÃO
Empregados ajudam na prevenção de acidentes
WhatsApp

24 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
empregados ajudam na prevenção

Niza Souza - O Estado de S.Paulo

- Uma das novidades da Norma Regulamentadora (NR ) 31, ligada à saúde e à segurança do trabalho rural, é a obrigatoriedade de o agricultor garantir aos trabalhadores meios de gerenciar a aplicação das normas de saúde, segurança e ambiente de trabalho na propriedade rural. A NR 31 prevê a criação de uma comissão interna de prevenção de acidentes (Cipatr) e de um serviço especializado em segurança e saúde no trabalho rural (SESTR).

As exigências dependem do número de funcionários. Conforme a norma, todo estabelecimento rural deve ter materiais de primeiros-socorros, considerando a atividade da fazenda e os riscos para os trabalhadores. Mas se a propriedade tiver mais de dez trabalhadores, deve haver também uma pessoa treinada em primeiros-socorros.

Na Fazenda Agrovas, em São Félix do Araguaia (MT), a Cipatr foi criada em 2003, após uma fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho. ''''Contratamos uma engenheira do trabalho para avaliar o que faltava para nos adequarmos às normas vigentes na época, anteriormente à NR 31. Uma delas era a criação da Cipatr'''', diz o administrador da fazenda, Alencar da Rocha Gomes. A fazenda, de gado de corte, tem 29 funcionários, registrados, três membros na Cipatr: um representante dos trabalhadores, um funcionário indicado pelo proprietário e um secretário. ''''Nossa maior dificuldade é fazer com que o trabalhador entenda que está exposto a riscos e que precisa usar os equipamentos de proteção individual'''', diz Alencar. ''''Com a comissão, os integrantes estão sempre em contato com os trabalhadores e nos indicando se é preciso tomar alguma providência para reduzir riscos.''''

Desde a criação da Cipatr, houve muitas mudanças na fazenda. ''''Oferecemos uniforme para todos, como camisa de manga longa e chapéu de aba larga, por causa da exposição ao sol. Além dos equipamentos de proteção individual, quando a atividade requer, como óculos e luvas'''', diz.

''''Também temos um médico e um dentista para os funcionários e seus familiares. É um ganho para o trabalhador e para nós, porque eles trabalham melhor, mais motivados.''''

SESTR

Identificar os riscos no processo de produção, indicar medidas para reduzi-los e monitorá-los são funções do SESTR, que tem a missão de preservar a integridade física do trabalhador rural. O quadro de funcionários do serviço deve incluir engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança e auxiliar de enfermagem. O empregador tem de garantir meios e recursos para o SESTR.

A formação de um SESTR depende do número de trabalhadores da propriedade. Até nove funcionários é dispensada a obrigatoriedade de constituir o serviço. De 10 a 50 trabalhadores, exige-se a contratação de um técnico de segurança ou um SESTR externo, para prestar assessoria.

Em propriedades com mais de 50 empregados é obrigatória a constituição do serviço: de 51 a 150, um técnico de segurança; de 151 a 300, um técnico de segurança e um auxiliar de enfermagem; de 301 a 500, um médico do trabalho, dois técnicos de segurança e um auxiliar de enfermagem; de 501 a mil, um engenheiro de segurança, um médico do trabalho, dois técnicos, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem; acima de mil empregados, um engenheiro, um médico, três técnicos de segurança, um enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem.

Essas determinações podem ser obedecidas individual ou coletivamente. Há a possibilidade de duas ou três empresas se juntarem e compartilharem os profissionais. No caso de SESTR externo ou coletivo, o quadro de profissionais é diferenciado.

Na próxima edição, agrotóxicos e produtos afins FONTE: Estado de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico