Foi com um plenário lotado com cerca de 400 dirigentes sindicais, que, no início da tarde desta terça-feira (3), a Fetape, por meio de sua Diretoria de Política para as Mulheres, e a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais lançou a 5ª Marcha das Margaridas, durante a 1ª Reunião do Conselho Deliberativo da Federação, no Centro Social Euclides Nascimento, no município de Carpina.
Com gritos que exigiam mais respeito e um basta à violência contra as mulheres, trabalhadoras rurais deram início à mística de lançamento, que contou com uma homenagem a Margarida Alves, agricultora paraibana assassinada por latifundiários, nos anos 80, e que dá nome à Marcha, maior mobilização nacional do Movimento Sindical Rural.
A diretora de Política para as Mulheres da Fetape, Maria Jenusi Marques da Silva, destacou que uma grande mobilização como a da Marcha não se faz só com o Movimento Sindical Rural. “Eu quero aqui reconhecer e reafirmar a importância do Movimento Feminista, das Centrais Sindicais e de todas as organizações parceiras nessa nossa luta. Esse processo de construção coletiva é o que tem garantido o sucesso das nossas Marchas”, defendeu.
Para ela, realizar a 5ª Marcha das Margaridas, no ano de 2015, é, sobretudo, um grande desafio. “Estamos vivendo um cenário de disputa de projetos políticos: o da elite e aquele que nós acreditamos. O próprio tema da nossa Marcha já é desafiador. Estamos lutando por um desenvolvimento sustentável, com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade. Esse tema, por si só, fala muito de nossas lutas e do muito que temos que lutar e conquistar”.
A Marcha das Margaridas 2015 será realizada no dia 12 de agosto deste ano. A partir do lançamento estadual, a Diretoria de Política para as Mulheres da Fetape e a Comissão Estadual de Mulheres estarão mobilizando os 10 Polos Sindicais, animando as trabalhadoras rurais, bem como os trabalhadores, realizando seminários para discutir as principais reivindicações para este ano.
O lançamento da Marcha contou com as presenças da Secretária de Mulheres da CUT Pernambuco, Madalena Silva, da diretora de Mulheres da CTB, Margarida dos Santos, da assessora do SOS Corpo e do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Sílvia Camurça, da representante da Secretaria Estadual da Mulher, Márcia Maria Aguiar, da assessora do Centro Agroecológico Sabiá, Dilene Nicolau; além das ex-diretoras de Política para as Mulheres da Fetape, Maria Aparecida de Melo e Maria Severina de França (Sívia), e do secretário Executivo da Agricultura Familiar, Cláudio Silva.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAPE