Durante três dias a Embrapa Gado de Corte e a Embrapa Agropecuária Oeste - Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participam do Showtec 2008, um evento voltado para a classe produtora cujo objetivo é difundir tecnologias da agropecuária. A 11ª edição Showtec acontece na cidade de Maracajú, em Mato Grosso do Sul. O Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, Rafael Alves, participou da abertura do evento e pesquisadores das duas unidades permanecem no evento prestando atendimento a visitantes sobre sistema de integração lavoura-pecuária, adubação e manejo de pastagem e plantio direto.
No Showtec pesquisadores da Embrapa prestam informações sobre novas tecnologias geradas pela pesquisa
Segundo a organização do evento serão apresentadas cerca de 300 novas tecnologias como: híbridos de milho e algodão, plantas para cobertura de solo, culturas de outono-inverno, plantio de oleaginosas para produção de biodiesel e de variedades de cana-de-açúcar para produção de etanol, plantio consorciado de milho safrinha e pastagens, de forrageiras, técnicas de reflorestamento e de integração lavoura-pecuária, entre outras.
Os pesquisadores da Embrapa de plantão na tenda institucional prestam informações para os visitantes e participam dos giros tecnológicos nos campos de demonstração de integração lavoura-pecuária (ILP), espécies forrageiras e suas características para o ILP e adubação e manejo de pastagem e plantio direto.
Segundo o pesquisador Armindo Kichel, um dos especialistas presentes no Showtec, o produtor precisa conhecer as vantagens da ILP e ficar convencido de que ela é o melhor caminho para quem quer rentabilidade. "O produtor não adota a ILP por desconhecimento e insegurança", diz.
O Showtec será uma oportunidade para o produtor constatar as vantagens e benefícios dessa técnica tanto para as pastagens quanto para a produção de grãos.
Kichel afirma que os requisitos básicos para a implantação da integração lavoura-pecuária, são: clima para a produção de grãos, infraestrutura, recurso financeiro, domínio da tecnologia , assistência técnica e parceria. Esses e outros esclarecimentos serão prestados durante o evento e quem perder essa oportunidade terá outra chance de conhecer de perto as mais recentes técnicas agropecuárias. Será durante a Dinapec, a dinâmica agropecuária da Embrapa Gado de Corte a ser realizada no próximo mês de março durante os dias 13, 14 e 15 na sede da Embrapa Gado de Corte à BR 262, Km 4. Para saber mais sobre esse encontro da Embrapa com o produtor o endereço é: www.dinapec.cnpgc.embrapa.br/ ou pelos telefones (67) 3368-2141/2064. Além de informações sobre a ILP, na Dinapec serão discutidos e demonstrados temas sobre nutrição animal, rastreabilidade, genética de bovinos de corte e outros. O produtor poderá também participar de mini-cursos e conhecer novas opções de gramíneas, técnicas de controle de invasoras em pastagem , aprender a montar, usar e manter cercas elétricas, como manejar a pastagem e ajustar a lotação, saber sobre aplicação de medicamentos em ovinos e bovinos entre outras novidades.
A abertura do evento Showtec 2008 aconteceu nesta quarta-feira na Fundação MS, em Maracaju, Mato Grosso do Sul, com a presença de várias autoridades, entre elas da do Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, Rafael Alves. O Showtec termina nesta sexta-feira,15 de fevereiro, e é uma promoção da Fundação MS em parceria com o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Seprotur (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), a Famasul/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Cooagri (Cooperativa Agropecuária e Industrial) e o Sebrae. FONTE: Agora MS ? MS