O trabalho começou em janeiro e vai até dezembro de 2009. Foi dividido em duas ações de pesquisa, tratando-se a primeira da implantação de uma Unidade de Observação com cultivares de arroz vermelho visando a produção no sistema orgânico/biodinâmico. Foram plantadas sementes de duas cultivares fornecidas pela Embrapa Meio-Norte (?MNA PB 0405? e ?MNA CH 0501?) e uma terceira, tradicionalmente cultivada no Vale do Piancó, no Estado da Paraíba (Vermelho Tradicional), região considerada pelo pesquisador José Almeida Pereira, como o refúgio do arroz vermelho cultivado no Brasil.
Cultivares
Já a segunda ação prevê a introdução e avaliação de uma coleção de linhagens e cultivares de arroz vermelho (15 linhagens/cultivares), em regime de irrigação com lâmina d?água controlada, no sistema orgânico/biodinâmico, preliminarmente preconizado pela Mocó Agropecuária, para identificação daquelas com maior adaptabilidade ao sistema. Ao final, deverá ser lançada, comercialmente, pelo menos uma linhagem/cultivar de arroz vermelho com alto potencial genético de produção e adaptada ao sistema orgânico/biodinâmico da Mocó Agropecuária.
De 18 a 20 de fevereiro, o pesquisador José Almeida Pereira, coordenador do plano de trabalho, visitou a Mocó Agropecuária e participou de uma reunião com Pierre Landolt, presidente da empresa que já trabalha com agricultura e pecuária biodinâmica há mais de 10 anos. "O arroz está se desenvolvendo bem e essa é uma oportunidade para avaliarmos o comportamento das novas linhagens de arroz vermelho que estão sendo geradas pela Embrapa no sistema de agricultura biodinâmica", destaca Almeida.
O produtor de arroz biodinâmico, em Sentinela do Sul - RS, João Volkmann, que também é grande conhecedor das teorias de Rudolf Steiner, estava presente na reunião para orientação à equipe formada pelos técnicos Didier Jean, Manuel Zacarias de Lima Neto, Paulo Rogério de Freitas e Alexandre Muniz Siqueira de Souza, sobre o desenvolvimento específico de manejo biodinâmico para esta região.
A Biodinâmica tem como conseqüência natural a renovação do manejo agrícola, a preservação do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos ao ser humano. Visa ainda a integração de todos os elementos ambientais agrícolas como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, mananciais hídricos e várzeas etc. Caso o organismo agrícola se ordene em volta desses elementos nasce uma fertilidade permanente e a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos. FONTE: O Imparcial ? MA