Kátia Kuratone
A Embrapa Agropecuária Oeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, lança amanhã, às 8 horas, em Dourados, novos projetos para serem realizados a partir de 2008. A apresentação começa pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocultura que implantará uma unidade de pesquisa e capacitação, com laboratório e alojamento, em Ponta Porã, visando o desenvolvimento da atividade na região de fronteira com o Paraguai, por meio da geração de tecnologias e capacitação de mão-de-obra. Já a produção de sementes pela Cooperativa do Assentamento Itamarati (Coopaceres) é financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e será desenvolvida no Assentamento Itamarati pela Coopaceres, juntamente com a Embrapa e outras instituições. A partir dela, pretende-se viabilizar a produção de sementes pelos agricultores do Assentamento Itamarati.
Outra proposta para a agricultura familiar é a implantação da unidade de pesquisa e capacitação em leite ecológico que buscará o desenvolvimento de tecnologias em leite ecológico voltado para os produtores familiares. O recurso é oriundo de emenda parlamentar da bancada de deputados federais de Mato Grosso do Sul. Ainda dentro deste contexto, está a implantação de Sistemas Agroflorestais nas aldeias indígenas de Dourados, em parceria com a Prefeitura de Dourados, Agraer e demais organizações.
Por fim, em 2008, acontece a II Semana de Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, que nasceu a partir da Feira de Sementes Crioulas e Produtos Orgânicos de Juti-MS e em 2007 já estava na programação da I Semana de Agricultura Familiar de MS. Para o próximo ano, o trabalho iniciado pela Federação de Agricultura Familiar (FAF-MS), Embrapa, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Agraer e outras instituições será realizado em Dourados e tem o intuito de promover a agricultura familiar do estado.
Inaugurações
Além do lançamento desses projetos, a Embrapa inaugurará várias obras, dentre as quais a pavimentação interna, viabilizada em parceria com a Prefeitura de Dourados, além do novo Portal de entrada, o prédio para pesquisa e laboratórios.
As mudanças vieram para modernizar ainda mais a Empresa e permitir o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa demandadas pela sociedade, como piscicultura, sistemas agroecológicos e agroflorestais, bioenergia, ovinocultura e monitoramento e avaliação de impacto ambiental. Maiores informações pelo telefone (67) 3425-5122. (Com informações da assessoria da Embrapa) FONTE: Midiamax News ? MS