O sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), desenvolvido pela organização não governamental Rede Terra em parceria com a Fundação Banco do Brasil, é uma das tecnologias voltadas para o agricultor familiar que está em exposição na Vitrine de Tecnologias da Embrapa. A mostra que conta com cerca de 400 tecnologias pode ser visitada até amanhã, dia 30 de setembro, na sede da Empresa em Brasília/DF.
O projeto foi criado para ajudar comunidades de baixa renda, a partir da oferta de alternativa de trabalho e renda com objetivo de melhorar a qualidade de vida de forma rápida e prática a partir do correto manejo dos recursos naturais. De acordo com o biólogo Thiago Bueno, o sistema incentiva o produtor ao desenvolvimento sustentável, estimulando a produção saudável, sem uso de agrotóxico, visando sempre à economia de recursos, como a água, a energia, tempo e principalmente o espaço.
O sistema consiste em hortas circulares, circundadas por um pomar agroflorestal e um galinheiro ao centro. Segundo o engenheiro florestal Norton Henrique Achete, a formação do PAIS é o diferencial dos outros sistemas de agricultura familiar, pois cria um ecossistema integrado e produtivo.
A maquete de 50 metros quadrados construída na área da Vitrine demonstra o sistema, cujo objetivo é mostrar que em um único espaço, pode-se construir um ecossistema capaz de facilitar e melhorar a vida do agricultor.
O sistema de irrigação por gotejamento, abastecido por uma caixa d`água, permite a economia de água e faz com que as plantas usem a quantidade de água necessária para o seu crescimento. Para a escolha das espécies, devem ser observados o potencial produtivo, condições de solo e clima e as variedades específicas de cada região.
A Rede Terra tem parceria com a Fundação Banco do Brasil e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Petrobrás e o Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria de Programas Regionais.
Vitrine de Tecnologias da EmbrapaHorário de visitação: das 9 às 18 horas até o dia 30 de setembro de 2008.Local: Sede da Embrapa, final da Av. W3 Norte, s/n. FONTE: Embrapa