Por Editor em 13/03/2008
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estarão em Cuiabá nos dias 18 e 19 de março, discutindo com o Governo de Mato Grosso parceria no desenvolvimento de pesquisas e transferência de tecnologias nas áreas da pecuária de leite, pecuária de corte, suinocultura, avicultura e recuperação de pastagens degradadas. A reunião vai contar com a participação de pesquisadores e extensionistas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), entidades ligadas ao setor rural, empresários e outros.
O secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, comenta que para ampliar a produção de grãos, algodão, cana de açúcar e carnes com preservação da Floresta Amazônica, não existe outra saída sem aumento de produtividade. "Não haverá aumento de produtividade sem investimentos em pesquisa, inovação e transferência de tecnologia", ressalta Vettorato.
O diretor de pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, fala que na reunião serão elaboradas propostas para recuperar áreas degradadas pelas pastagens e introduzir a agricultura e reflorestamento dos rios com o plantio de espécies nativas. Para o gado de leite, segundo Marinho, já existe tecnologia para aumentar a produtividade com a aquisição de matrizes de qualidade e formação de capineira.
No encontro será abordado o crescimento da suinocultura em Mato Grosso e a qualidade do plantel. A avicultura também será destaque com a apresentação de um trabalho de parceria da Empaer e Sadia na criação de aves em altitudes abaixo de 300 metros. O diretor de pesquisa informa que o programa está implantado em Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá), para conferir a viabilidade técnica e econômica da criação.
No segundo dia do evento (19/3), está prevista uma apresentação para o governador Blairo Maggi da proposta de parceria entre Governo do Estado e Embrapa.
O evento será realizado na Famato e começa a partir das 8h30 com encerramento previsto às 18 horas.
MAIS INFORMAÇÕES
Empaer
Telefone: (65) 3613-1732 FONTE: Agrosoft Brasil