A Embrapa Agropecuária Oeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promove a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Assessor Externo (CAE), amanhã, dia 9, no auditório da Unidade, em Dourados-MS.
O diretor-executivo da Embrapa e presidente do CAE, José Geraldo Eugênio França, fará a abertura do evento. Em seguida, o presidente da Federação de Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Paulo César Farias, abordará "O papel da pesquisa agropecuária no desenvolvimento da agricultura familiar de MS" e o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Mário Artemio Urchei, apresentará um balanço da gestão da Unidade no período 2004 a 2007.
A reunião encerra-se com o fechamento do I módulo do Curso de Atualização Técnica para pesquisadores paraguaios e uma homenagem aos membros do CAE que terminam seus mandatos.
O Comitê é um órgão consultivo, de atuação junto às Unidades Descentralizadas da Embrapa, com a função de assessorá-las em seus processos de planejamento, acompanhamento e avaliação. Para 2008, um novo CAE será empossado com representantes de diversos segmentos da sociedade.
Gestão - em quatro anos de gestão à frente da Unidade da Embrapa em Dourados, a equipe de trabalho liderada pelo pesquisador Mário Urchei procurou diversificar a matriz de pesquisa, inserindo novas áreas como piscicultura, biotecnologia, agroenergia, agricultura familiar e agroecologia, ovinocultura e pecuária de leite, inclusive com a contratação de pesquisadores. Além disso, foram intensificadas pesquisas e projetos na área de recursos naturais e monitoramento ambiental.
A gestão presente também aumentou o diálogo com diferentes segmentos sociais e buscou assegurar a qualidade dos processos integrados de produção, com produtividade, sustentabilidade e biodiversidade. Mais um ponto forte, foram os investimentos em infra-estrutura com novos blocos, ampliação de laboratórios e a aquisição de equipamentos, máquinas, implementos agrícolas e veículos.
Por fim, outro destaque nesse período, foi a realização de eventos de porte nacional como o XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, o I Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce, a X Reunião Sul-Brasileira sobre Pragas de Solo e o IX Seminário Nacional de Milho Safrinha, que acontece de 26 a 28 de novembro, em Dourados-MS. FONTE: Agora MS ? MS