Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EMBOSCADA FATAL - SEM-TERRA FOI
Emboscada fatal - Sem-terra foi executado por grupo armado
WhatsApp

19 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
emboscada fatal - sem-terra foi

O tesoureiro do assentamento Buritis das Gamelas, localizado às margens da BR-040, rodovia que liga Brasília a Belo Horizonte, na Zona Rural de Cristalina, Waldomiro Pereira da Silva, 61 anos, foi executado com um tiro na cabeça, em uma emboscada. O assassinato ocorreu na madrugada de segunda-feira, em uma estrada de terra próximo ao assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), integrado por 72 famílias de trabalhadores sem terra.

No momento do crime, Waldomiro estava acompanhado da secretária do acampamento, Lidiane de Oliveira Ribeiro, 21 anos, que foi poupada na ação. A dupla foi abordada por quatro homens, fortemente armados, que usavam um Santana de cor escura. A polícia já trabalha com o nome de quatro suspeitos.

Momentos antes da execução, os criminosos incendiaram a casa do presidente do Buritis das Gamelas, identificado apenas como Ubiraci. Lidiane dormia na casa de Waldomiro, a cerca de 500 metros do local. O casal acordou com o barulho do fogo e, quando abriu a porta, viu a casa em chamas. Procuraram, então, Ubiraci no imóvel, mas ele não estava lá. O tesoureiro e a secretária seguiram para a casa de Jorge, pai do presidente de Buritis. Preocupados com o desaparecimento, parentes saíram em uma Belina à procura do presidente, na Fazenda Algamar, a cerca de dois quilômetros de distância. Eles foram seguidos pelo Gol de Waldomiro.

Mas, no momento em que chegaram em um cruzamento próximo à fazenda, os suspeitos efetuaram vários tiros contra as cinco pessoas que estavam nos dois veículos. Houve perseguição. A Belina foi atingida no vidro traseiro, mas o motorista conseguiu fugir. Com o pneu furado a bala, o Gol parou pouco depois. Waldomiro foi retirado do carro e executado de joelhos à queima-roupa.

Disputa por terras

De acordo com o delegado-titular da Delegacia de Cristalina, Rafael Pareja Camargo, o crime está relacionado à distribuição de terra no Assentamento Buritis da Gamelas. O presidente e o tesoureiro haviam recebido ameaças depois que 12 famílias foram retiradas do local por determinação do Incra. O motivo da desocupação foi a falta de moradia no assentamento. "Alguns moravam em Brasília e usavam a área apenas para fazer churrasco nos fins de semana", disse Camargo.

O pedido de reintegração de posse do Incra e a notificação dos retirados geraram animosidade entre eles e os líderes do movimento. No início deste mês, os ânimos se acirraram com novas ameaças. No entanto, Ubiraci e Waldomiro não registraram ocorrência policial.

O comerciante Renato Pereira da Silva, 35 anos, filho de Waldomiro, disse que o pai tinha comentado as ameaças, mas não as levava a sério porque era um trabalhador e só queria melhoria para os sem terra. Renato afirma que o pai vivia no assentamento há quatro anos e sonhava fazer um recanto em sua parcela. Waldomiro será sepultado hoje em Carmo do Rio Verde (GO), sua terra natal. O Incra mandou um assessor para acompanhar as investigações da morte do trabalhador. FONTE: Click Brasília ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico