Conforme Zacarias, a Expoagro é uma oportunidade única dada aos agricultores familiares. "Para rever tecnologias e ações que foram distribuídas em mais de 30 atividades, em unidades demonstrativas que facilitaram a visualização e a troca de idéias com os extensionistas", diz. Foram mais de 230 ônibus com excursões de agricultores foram organizadas pela Emater/RS-Ascar. "Todas as atividades contaram com um número superior ao esperado de produtores e suas famílias, que participaram com perguntas, sempre demonstrando muito interesse em aprender e trocar idéias. O objetivo foi atingido", afirma Zacarias.
A Casa da Emater/RS, no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow, recebeu inúmeras visitas de agricultores, representantes de instituições do setor agrícola e políticos e lideranças do setor que se mostraram surpresos com a diversidade de projetos e ações programadas para o espaço. Houve atividades nas áreas de criações e culturas, no manejo ecológico, silvicultura, produtos agroecológicos, cozinha-escola, turismo rural e juventude rural, silvicultura e classificação e certificação, entre outras. "Foi muito enriquecedor e tenho certeza que atingimos plenamente nossos objetivos", afirma Zacarias. O espaço da Emater/RS-Ascar também recebeu visitante de outros estados do Brasil, como os alunos do Colégio Agrícola de Rio do Sul, de Santa Catarina, que participaram na manha desta sexta-feira (29) de uma exposição feita pelo assistente técnico regional de culturas, Luiz Antonio Rocha Barcellos, sobre controle biológico da lagarta do cartucho com a vespa trichogramma sp.
Bionergia
O coordenador do Programa de Bioenergia da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, participou na manha de hoje (29), da Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, às 9h30min, no auditório da Expoagro Afubra, debatendo a bioenergia como alternativa na diversificação da atividade agrícola. Rugeri diz que a realização desta audiência pública demonstra o momento atual de oportunidades em que vive a agroenergia, a bioenergia, o biodiesel e álcool no Rio Grande do Sul. "Nessa atividade se insere desde o agricultor familiar, o médio e o grande produtor, ou seja, há oportunidade para todos já que é possível produzir biodiesel e álcool em pequena escala, de forma organizada. O cenário é muito interessante e nós devemos aproveitar esse momento", afirma Rugeri.
Na Expoagro, a Emater/RS-Ascar, junto com a Fepagro, a Embrapa e a Afubra, realizaram uma ação centralizada onde foi mostrada a produção e o beneficiamento de batata-doce, mandioca, cana-de-açúcar, girassol, canola e outras culturas com potencial energético. "A parceria que fizemos na Expoagro Afubra, é o grande mecanismo. Se tivéssemos que resumir tudo em uma frase apenas, eu diria que parceria é a solução", afirma Rugeri. FONTE: Click Erechim ? RS