Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EMATER/RS-ASCAR E BSBIOS ASSINA
Emater/RS-Ascar e BSBios assinam termo de cooperação técnica
WhatsApp

18 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
emater/rs-ascar e bsbios assina

Participaram da solenidade de assinatura o presidente da Emater/RS, Mário Ribas do Nascimento e o diretor de operações da BSBios, Erasmo Carlos Battistella.

O ato foi realizado durante o curso de capacitação e treinamento em canola, na sede da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, que iniciou-se na segunda-feira.

Estiveram presentes também o chefe geral da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Roberto Terra e o diretor tesoureiro da Fetag, Nestor Bonfanti.

De acordo com o Termo de Cooperação, as metas do plano de trabalho são o cultivo de 15 mil hectares de canola e 10 mil hectares de girassol no Estado. A parceria, que deve abranger os municípios das regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Erechim, Caxias do Sul, Santa Rosa e Ijuí, visa o fortalecimento econômico, social, energético e ambiental do Rio Grande do Sul.

Para o presidente da Emater/RS, Mário Ribas do Nascimento, a assinatura do documento, bem como o primeiro curso de capacitação para os técnicos, que se encerra hoje, demonstram o comprometimento tanto da instituição quanto da empresa de biodiesel. "Não podemos ficar apenas no discurso, temos que agir, como estamos fazendo hoje, para o desenvolvimento da agroenergia e, em especial, para ampliar o espaço para os pequenos produtores na cadeia produtiva", salientou. Segundo Nascimento, a capacitação e a atualização são práticas constantes dentro da instituição que prima pela qualidade dos serviços prestados.

De acordo com o Termo, caberá à Emater/RS-Ascar desenvolver ações de assistência técnica e extensão rural, voltadas ao cultivo da canola; organizar grupos de produtores; fornecer informações para a empresa parceira sobre a produção e produtores; divulgar as ações do projeto; apoiar e orientar as famílias rurais e suas organizações na seleção e uso de tecnologias apropriadas para o fornecimento de matéria-prima para a BSBios; fazer os laudos; visitas técnicas; elaborar projetos de custeio entre outras atividades. À BSBios caberá elaborar junto aos produtores o contrato de compra da produção; planejar junto com a Emater/RS-Ascar a área a ser implantada; auxiliar na capacitação dos técnicos que atuarão na atividade e formar uma rede de franqueado para a entrega de insumos.

O diretor de operações da BSBios, Erasmo Carlos Battistella, destaca a importância da participação da Emater/RS-Ascar na parceria, visto a inserção da agricultura familiar no processo. "A nossa matéria-prima é oriunda da agricultura familiar. Precisamos promover debater, proporcionar aos agricultores novas alternativas de geração de renda", frisou. Ele divulgou ainda um prêmio de estímulo que será dado ao técnico ou agrônomo e ao produtor que alcançar a melhor média de produtividade. "Certamente, no ano que vem estaremos comemorando o sucesso e ampliando as metas", finalizou.

Na opinião do chefe da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, esse é um marco na busca de alternativas para o desenvolvimento da agricultura. "A agroenergia hoje é um grande negócio, mas o mundo inteiro está nessa corrida. Por isso a necessidade de inovação e tecnologia de produção para se obter competitividade e a Embrapa está ciente disso e investindo no setor", avaliou Cunha.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, esse trabalho é um bom desafio. "Vamos traçar uma política de trabalho, composta por seminários, palestras, visitas técnicas para identificar os produtores interessados em produzir canola. O trabalho já teve ótimo início com essa capacitação e iremos avançar". Segundo Adami, a canola é uma excelente alternativa de produção para o período do inverno. "Na região de Passo Fundo, cerca de 50% da área destina à agricultura fica em pousio durante o inverno. Na região, em um universo de um milhão de hectares, somente 4.288 hectares são cultivados com canola. Então, existe um potencial de crescimento para essa cultura, que ganhou fôlego com a questão do biocombustível", acrescenta.

Curso

Durante dois dias aproximadamente 80 técnicos da Emater/RS-Ascar participaram do treinamento, que abordou conteúdos como o conceito histórico e a adaptação da cultura da canola; inserção da cultura no sistema produtivo regional e potencial para produção de biodísel; adubação para a cultura da canola; aspectos práticos sobre semeadura; invasoras; doenças e pragas; riscos climáticos e zoneamento; entre outros.

Para o dia 11 de janeiro está marcada uma reunião com as cinco regiões administrativas da Emater/RS-Ascar e a diretoria técnica a fim de se definir e padronizar as estratégias a serem utilizadas no desenvolvimento do trabalho com os produtores. FONTE: Click Erechim ? RS



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico