Começa nesta segunda-feira (14) a distribuição dos quase 600 mil kg de sementes de feijão, milho e arroz para atender os agricultores familiares de todo o Piauí. Foi o que informou o diretor geral do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Engenheiro Agrônomo Francisco Guedes.
"Ficou acertado que a distribuição começa pelo território de Guaribas, que inclui 36 municípios. A distribuição começa pelo município de Picos e, em seguida, será a vez de Paulistana e demais municípios. Tivemos uma reunião com o presidente da APSEM - Associação Piauiense dos Produtores de Sementes e Mudas onfe foram definidos os últimos detalhes do trabalho", explica Guedes.
Cada família receberá 9 kg de feijão, 5 de kg de milho e 2 kg arroz. Estão sendo beneficiadas mais de 34 mil famílias. De acordo com Guedes, o Governo do Estado adquiriu 332 kg de sementes pelo FECOP - Fundo Estadual de Combate à Pobreza, lei ordinária instituída em 2006 . Foram 190 mil kg de feijão, 102 mil kg de milho e 40 mil kg de arroz. Também estão sendo disponibilizados 263.430 mil kg de sementes adquiridas através do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
"As entidades representativas dos movimentos sociais sabem que, em governos passados, esta distribuição não chegava nem a 15 mil kg. Então, elas também consideram um grande avanço o que está sendo feito agora", avalia Guedes.
Estão sendo beneficiadas mais de 20 mil famílias pelo FECOP e quase 15 mil pelo MDA/EMBRABA. "As quase 14 mil famílias beneficiadas na parceria MDA/EMBRAPA serão as contempladas no Programa de Garantia-Safra. A distribuição será feita nos 28 municípios atendidos pelas escritórios regionais do EMATER em Picos, Paulistana e Valença. Já as mais de 20 mil famílias beneficiadas pelo FECOP vão receber as sementes nas 17 coordenações regionais do EMATER, que vão estar em parceria com os STR´s - Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretarias de Agricultura de cada municípios beneficiado", finaliza Guedes. FONTE: Cidade Verde ? PI