Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EM BRASÍLIA, PRODUTORES AGUARDA
Em Brasília, produtores aguardam solução para o endividamento
WhatsApp

24 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
em brasília
produtores aguarda

Jorge Franco cm informações da assessoria

Tratamento isonômico para diferentes tipos de dívidas rurais, alongamento dos prazos de pagamento, redução dos juros das parcelas, concessão de bônus de adimplência e estímulo para liquidações antecipadas dos débitos são algumas das medidas que o setor espera obter do Governo para a solução definitiva do endividamento rural.

Cerca de 500 lideranças rurais dos principais Estados produtores, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, estarão mobilizadas nesta terça-feira (dia 25), em Brasília, no auditório Nereu Ramos, na Câmara, enquanto aguardam o anúncio pelo Executivo das medidas de renegociação dos débitos do setor.

Segundo estimativas oficiais, as dívidas da agricultura empresarial e familiar totalizam R$ 87 bilhões. A agricultura empresarial envolve operações como Securitização I e II, PESA, Cacau, Funcafé Dação, Recoop, Prodecer II e III, além de operações de custeio das safras 2001/2002 a 2005/2006, investimento e comercialização, Fundos Constitucionais e operações incluídas na Dívida Ativa da União, enquanto a agricultura familiar inclui Pronaf, Procera e crédito fundiário.

"Como a agricultura vem dando uma contribuição importante para o País, o Governo não pode nos deixar de lado. Esperamos realmente que as medidas sejam de reestruturação e não medidas paliativas. Os produtores estarão aqui para aceitar ou criticar o que será apresentado" afirmou o presidente da CNA (Comissão Nacional de Endividamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), deputado Homero Pereira (PR/MT). "A presença dos produtores em Brasília traduz ao Governo a ansiedade do setor quanto ao que será anunciado", disse o presidente da Comissão Nacional de Crédito Rural da CNA, Carlos Sperotto.

Enquanto aguardam a divulgação das medidas oficiais, os produtores rurais acompanharão os debates sobre a questão do endividamento rural em audiência pública organizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, com a participação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, do Senado, às 10 horas, no auditório Nereu Ramos.

Além da CNA, participam das discussões, a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura), Federações de Agricultura, Federações de Trabalhadores Rurais, organizações estaduais de cooperativas e outras entidades do setor. Também foram convidados representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fazenda, Desenvolvimento Agrário e Banco do Brasil.

Durante o encontro, será apresentado um histórico do endividamento e os programas de renegociação, além de dados sobre o passivo do setor, tipos de dívida e os reflexos sobre a atividade agropecuária. As ações que precisam ser desenvolvidas para reduzir os custos da produção serão tema de palestra prevista para as 16 horas.

No final da tarde, lideranças rurais e parlamentares, acompanhados por técnicos da CNA e OCB, irão ao Ministério da Fazenda para receber as medidas propostas pelo Governo. Após, retornarão à Câmara para informar os produtores sobre as soluções apresentadas, em reunião prevista para as 19 horas. FONTE: Midiamax News ? MS



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico