Hortaliças, legumes, verduras, doces e alimentos alternativos como suco de palma e fanta alternativa feita com a casca da laranja associada com cenoura e limão. Esses foram alguns alimentos expostos por agricultores familiares dos municípios de Areia Branca, na Feira da Agricultura Orgânica, que aconteceu no último dia 16, na Praça Fausto Cardoso, na capital sergipana. O evento foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
Segundo o técnico agrícola do Deagro, Paulo Alves, um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e do Instituto de Pesquisa e Estatísticas Aplicadas (Ipea), constatou que parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos por meio da agricultura familiar. "O Deagro trabalha exclusivamente para o fortalecimento da agricultura familiar e nada mais justo, do que comemorarmos o dia da alimentação com a feira da agricultura orgânica", explicou Paulo.
Ele ressaltou que a agricultura orgânica é responsável pela produção de alimentos sem a utilização de produtos agrotóxicos e fertilizantes químicos. "É o cultivo de uma alimentação saudável, que está dentro do contexto da agricultura familiar e dos produtos aqui expostos na feira", disse ele. FONTE: Correio de Sergipe - SE