O 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí (8º CETTR) foi encerrado na quinta-feira (03), com a eleição da nova Diretoria, Conselho Fiscal e suplentes da Fetag-PI para a gestão 2022-2026. Ao longo dos 50 anos de história e lutas e conquistas da Fetag-PI, essa foi a primeira vez que o Congresso temático e eleitoral foi realizado por meio de plataforma virtual, por consequência da pandemia da Covid-19.
A chapa única da Fetag-PI Unidade Política e Ação em Defesa da Agricultura Familiar obteve 411 votos dos delegados(as), 99,76% dos credenciados(as), garantindo assim o quórum eleitoral.
A apuração e a proclamação do resultado da eleição foram coordenadas pelo presidente da Comissão Eleitoral do 8º CETTR, Adonias Higino (AL), que anunciou os números da eleição e declarou a chapa eleita.
Após o resultado da eleição, o novo presidente da Fetag-PI, Antônio José, fez um agradecimento especial aos delegados e delegadas, desde a realização das plenárias preparatórias até a realização do Congresso e expressou o sentimento nesse momento de finalização do 8º CETTR. Neste momento agradecemos a Deus pela sabedoria que nos deu de construir uma chapa única para continuarmos o trabalho em prol dos nossos agricultores e agricultoras familiares do Piauí, destacou.
A atual presidente eleita para a Secretaria de Finanças e Administração da Fetag-PI, Elisângela Moura, encerrou o 8º CETTR com uma mensagem de agradecimento e de reafirmação de luta. Não foi um Congresso fácil de realizar. Não tenho palavras para agradecer por todo o esforço, por tudo o que aconteceu até hoje, no encerramento do Congresso. Tudo isso mostra a nossa capacidade de superar dificuldades. E a Diretoria eleita reafirma nesse momento que continuaremos a luta pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela reforma agrária e acesso à terra, pontou.
DIRETORIA EXECUTIVA DA FETAG-PI (GESTÃO 2022-2026)
Presidente: Antonio José da Rocha Oliveira - Polo de Campo Maior;
Vice Presidente: José Evandro de Araújo Luz - Polo de Picos;
Sec. Geral: Francisco de Assis Oliveira Aguiar, - Polo de Esperantina;
Sec. Finanças e Administração: Elisângela Maria Dos Santos Moura - Polo Médio Parnaíba;
Sec. Formação e Org. Sindical: Lucilene Ferreira De Sousa - Polo De Teresina;
Sec. Pol Agrária: Sebastião Rodrigues Silva Filho - Polo Médio Parnaíba;
Sec. Pol Agrícola: Elvis Veras De Sousa - Polo de Parnaíba;
Sec. Mulheres: Marlene Da Costa Veloso - Polo de Simplício Mendes;
Sec. Jovens: Regina Gomes Da Silva - Polo de Curimatá;
Sec.3ª Idade: Adivanir Pereira De Moura - Polo de Canto do Buriti;
Sec. Meio Ambiente: Daniel De Souza Silva - Polo de Piripiri;
Sec. Pol. Sociais: Maria Pereira Da Silva Filha - Polo de Campo Maior.
CONSELHO FISCAL EXECUTIVO
1ºmembro: Erinaldo José de Andrade - Polo de Picos;
2ª Membro: Valdejane Rodrigues de Sousa - Polo de Paulistana;
3º Membro: Jurandir Paeslandim Rodrigues - Polo de Floriano;
4º Membro: Valdenora Santana Alves - Polo de São Raimundo Nonato.
SUPLENTES DA DIRETORIA
1º Sup.Homem: Liborio de Moura Rocha - Polo de Picos;
1ª Sup.Mulher: Maria Joaquina dos Santos - Polo de Valença;
2º Sup.Homem: Alberto Gomes Oliveira - Polo de Teresina;
2ª Sup.Mulher: Maria das Dores Monteiro Freire da Silva - Polo de Floriano;
3º Sup. Homem: Mauro de Sousa Silva - Polo de Simplício Mendes;
3ª Sup.Mulher: Maria José Morais Costa - Polo de Esperantina;
4ª Sup. Homem: Marciel Júlio da Silva Sousa - Polo de Oeiras;
5º Sup. Homem: Paulo Jorge da Costa - Polo de Paulistana;
4ª Sup. Mulher: Sandra Maria Leal de Lima - Polo de Picos;
6º Sup. Homem: Janio Ribeiro Jacobina - Polo de Curimatá;
Sup. Jovens (Mulher): Maria de Jesus Pereira Galeno - Polo de Parnaíba;
Sup. 3ª Idade (Mulher): Maria De Fátima Alves Arnaldo - Polo Vale do Gurgueia.
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
1ª Antonio José Calisto dos Santos - Polo de Oeiras;
2ª Angra Pereira dos Santos - Polo Vale do Gurgueia;
3ª Bartolomeu de Sousa Araújo - Polo de Valença;
4ª Edilene de Oliveira Alves - Polo Canto do Buriti.
8º CONGRESSO ESTADUAL DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO PIAUÍ
O 8° CETTR teve início dia na última terça-feira (01), com o credenciamento e a solenidade de abertura, mística e uma homenagem póstuma ao assessor de comunicação Paes Landim, falecido em dezembro do ano passado.
A leitura do edital do Congresso, foi feita pelos assessores Alionardo Santiago e Daniele Patrice, posteriormente, a presidente da Fetag-PI, Elisângela Moura, o secretário-geral Antônio José, o secretário de Finanças Evandro Luz e a secretária de Mulheres Marlene Veloso, deram boas-vindas aos delegados e delegadas.
Durante dois dias (01) e (02) foram realizados debates e trabalhos de grupos e momentos com falas políticas de autoridades e convidados (as), entre eles(as): o governador do Piauí, Wellington Dias; a vice-governadora Regina Sousa; a deputada federal Rejane Dias, o presidente da CONTAG, Aristides Santos; o deputado federal Merlong Solano; a secretária de mulheres da CONTAG, Mazé Morais; o presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra; o presidente da CTB-PI, Elton Arruda; o presidente do PC do B-PI, José Carvalho; o coordenador da regional Nordeste da CONTAG, Erivan do Carmo; o presidente da Fetraece, Raimundo Martins; o presidente da Fetarn, Manuel Cândido; o presidente da Fetag-BA, João da Cruz; e o presidente da Fetase, Lucivânio de Aragão.
Nos trabalhos de grupo virtual aconteceram debates sobre a análise de conjuntura política, social, econômica e ambiental, com foco nas crises e desafios para a agricultura familiar no contexto atual, realizado pela professora e doutora Tânia Bacelar, economista pela UNICAP. Outra análise foi sobre a Agricultura familiar, saúde e direito à vida, com contribuição do professor e doutor Emídio Matos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e ainda a participação do presidente da CONTAG Aristides Veras, que analisou os Desafios para o Fortalecimento da representação Política e Organizativa do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG).
FONTE: Assessoria da FETAG-PI - Iure Anderson