Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PAUTA BOMBA
Ele quer acabar com os seus direitos
WhatsApp

05 de Dezembro de 2016


Antonio Cruz/ Agência Brasil
TEMAS RELACIONADOS:
pauta bomba

As primeiras linhas do Projeto de Lei 6442/2016 já dizem a que o PL veio: “As relações de trabalho rural serão reguladas por esta Lei (se aprovada) e pelos acordos individuais ou coletivos de trabalho, contratos individuais de trabalho e regulamento das empresas.” Logo a seguir, o projeto afirma que “nas relações de trabalho rural não se aplica subsidiariamente a Consolidação das Leis do Trabalho”. Trata-se da tentativa de regulamentação do negociado sobre o legislado, em que a CLT e as demais normas reguladoras do trabalho rural não terão a mesma força que acordos feitos entre os(as) trabalhadores(as) e suas representações e os(as) empregadores(as). Mas, todos sabemos como a força de negociação entre essas partes pode ser desigual.

O PL 6442/2016 é de autoria do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), e refere-se à intenção da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA) de precarizar as relações de trabalho. Trata-se de um calhamaço de 36 páginas onde se escondem medidas que violentam, por exemplo, a NR 31 – norma que garante condições dignas de saúde e segurança para os(as) trabalhadores(as). Enquanto a NR 31 garante que haja uma instalação sanitária para cada 10 trabalhadores(as), o projeto de Nilson Leitão afirma que só é necessário ter um vaso sanitário para cada 40 trabalhadores(as). O projeto de lei prevê, ainda, que quando o posto de trabalho tiver menos de 20 trabalhadores(as) ou quando o trabalho for realizado em um local de difícil acesso, com declive acentuado, terreno alagadiço ou vegetação fechada não é obrigatório ter qualquer instalação sanitária ou itens básicos, como condições de higiene, água potável, locais adequados para acomodação, descanso e armazenamento de alimentos. Os(as) trabalhadores(as) terão de fazer suas necessidades em lugares improvisados, muitas vezes próximas ao local de trabalho, uma situação de indignidade para qualquer pessoa.

Além disso, o Artigo 27 do PL 6442/2016 permite, categoricamente, a terceirização da atividade fim no ambiente rural, tema que encontra grande resistência para ser aprovado no meio urbano, mas que foi inserido no meio desta verdadeira pauta-bomba para o(a) assalariado(a) rural. Vários outros pontos merecem destaque. “A CONTAG já estava atenta para esse movimento da Frente Parlamentar da Agropecuária. Com a dificuldade de implementar medidas prejudiciais para todo o conjunto dos trabalhadores(as), incluindo os urbanos, eles se voltaram para os rurais. Todo o MSTTR precisa estar atento porque esses projetos são apresentados com requerimentos de urgência. É preciso que a base também se manifeste junto aos parlamentares de seus estados para impedir a aprovação desse projeto, porque ele é uma porta aberta para a precarização”, afirma o secretário de Assalariados(as) Rurais da CONTAG, Elias D’Angelo Borges.

O projeto de Nilson Leitão admite, ainda, “a prorrogação da jornada diária de trabalho por até quatro horas e necessidade imperiosa ou em face de motivo de força, causas acidentais, ou ainda para atender a realização ou conclusão de serviços inadiáveis, ou cuja inexecução possa acarretar prejuízos manifestos”. Trata-se de nova tentativa de submeter o(a) trabalhador(a) rural às necessidades econômicas dos(as) empregadores(as).

Entre as determinações do artigo 16 também está a de que o(a) trabalhador(a) rural, residente no local de trabalho, pode vender integralmente suas férias mediante decisão de acordo coletivo ou individual. “As regras atuais não permitem que isso aconteça porque o descanso semanal e as férias não são luxos: são elementos importantes para a saúde e qualidade de vida do(a) trabalhador(a)”, explica Elias D’Angelo Borges. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico