Olá! Tudo bem com vocês!? Espero que sim. Passando para compartilhar com vocês, a pesquisa Marcha das Margaridas 2019: alimentação, mobilização social e feminismos. A pesquisa foi de 13 e 14 de agosto de 2019, durante a 6ª edição da Marcha das Margaridas, desenvolvida por um grupo de pesquisa através do projeto Alimento para a Justiça/Food for Justice, da Universidade Livre de Berlim, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), a Universidade de Brasília (Unb) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A pesquisa nos permite identificar o perfil socioeconômico das participantes da Marcha e suas percepções sobre alimentação, mobilização social e feminismos. E a partir dela, podemos articular melhor nossa pauta da Marcha das Margaridas por direitos e políticas públicas demandadas pelas mulheres rurais, lembra a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora da Marcha das Margaridas.
Ao todo foram ouvidas mais de 1600 participantes mulheres da Marcha das Margaridas, com 16 anos ou mais de idade, do campo, da cidade, da floresta, das águas e da cidade.
Leia a Pesquisa Marcha das Margaridas 2019: alimentação, mobilização social e feminismos AQUI
Mais sobre o projeto Alimento para a Justiça/Food for Justice!
O projeto Alimento para a Justiça/Food for Justice investiga mobilizações sociais que se contrapõem às injustiças no sistema alimentar e inovações sociais e políticas que enfrentem as desigualdades que comprometem a segurança alimentar, tais como classe, gênero, raça, etnia e nacionalidade.
O Alimento para a Justiça/Food for Justice visa fornecer uma estrutura teórica e conceitual - fundamentada em pesquisas empíricas - para analisar iniciativas sociais e políticas que abordem as desigualdades alimentares baseadas em classe, gênero, raça, etnia, ruralidade, cidadania e divisões categóricas entre humanos e mais que humanos, construindo assim políticas alimentares ecológicas, justas e democráticas.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes