Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
11°CNTTR
Educar para fortalecer a ação sindical
WhatsApp

06 de Março de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
11°cnttr

Um dos temas que será debatido nos grupos de trabalho do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é a formação político-sindical e educação do Campo.

Delegados e delegadas presentes no 11º CNTTR refletirão e apontarão estratégias de fortalecimento da educação proposta pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Serão dadas as diretrizes com orientações políticas, que deverão ser assumidas por todas as instâncias do MSTTR, e serão discutidas ações para concretizar estes compromissos através do Plano de Lutas.

É importante que o MSTTR faça da educação um importante instrumento de empoderamento das lideranças sindicais. Atualmente, através da estrutura formativa (GES, ENFOC, ENAFOR) desenvolvida pela Política Nacional de Formação (PNF), muitos educandos(as) e multiplicadores(as) de saberes têm uma visão crítica do mundo e da sua própria realidade. “Desde a recomendação da PNF em 2005, estamos transformando sujeitos capazes de fazer intervenções qualificadas”, afirma Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG. “Acreditamos que o 11º CNTTR é um importante momento para avaliarmos os passos que já foram dados e também para qualificarmos as próximas ações de lutas do MSTTR através de novas práticas educativas e democráticas”, complementou.

A multiplicação dos conhecimentos é um dos desafios que será discutido nos grupos de trabalho referente à formação político-sindical e educação do Campo. De acordo com Aristides Santos, secretário de Administração e Finanças da CONTAG, o MSTTR propõe que os educadores e educadoras não tenham em mente um conhecimento individualizado. “Desta forma”, afirma, “é necessário ter uma educação para o bem do coletivo, onde todos e todas possam compartilhar seus aprendizados construídos nesses espaços, com o compromisso de multiplicar na base.” No contexto de luta, o MSTTR se constrói como um todo, e não em partes isoladas. “Com o fortalecimento da formação político-sindical e do campo, estaremos também implementando a sustentabilidade do movimento sindical, pois com as lideranças mais preparadas, teremos mais sócios nos STTR´s filiados a Confederação”, diz Aristides.

Como estratégias fundamentais na consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), a formação político-sindical e a educação do campo trazem desafios para os(as) congressistas do 11º CNTTR. Está posto ao MSTTR a necessidade de lutar pelo fortalecimento de uma educação do campo baseada nos princípios alicerçados no PADRRS. Ou seja, que esteja vinculada ao acesso a terra, fortalecimento da produção, saúde com especificidades para cada geração, que tenha uma proposta pedagógica que respeite a realidade de vida dos trabalhadores(as) rurais e que vise o crescimento educacional, politico, econômico e social da sua comunidade.

Para José Wilson, secretário de Políticas Sociais da CONTAG, “a educação emancipa os sujeitos e os orienta a passarem da condição de espectadores(as) para a de atores principais do mundo que as cerca. Desta forma, tornam-se pessoas capazes de ocupar lugares de representação dentro e fora do MSTTR e, assim, fortalecerem a luta sindical da nossa categoria.” FONTE: Imprensa CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico