Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLANTAS MEDICINAIS
Educandos e educandas concluíram a segunda fase do curso Bioeconomia das Plantas Medicinas e Fitoterápicos na Agricultura Familiar nesta semana
WhatsApp

15 de Setembro de 2023



As oportunidades para o uso de plantas medicinais e fitoterápicas como práticas complementares de saúde tem se ampliado cada vez mais. E com vistas a isso, a CONTAG está promovendo ações de formação sobre este tema com suas bases. Uma delas é o curso Bioeconomia das Plantas Medicinas e Fitoterápicos na Agricultura Familiar, que teve sua segunda fase aplicada ao longo dessa semana na sede da CONTAG, com seus módulos 3 e 4 completados entre os dias 11 e 15. 

Esse curso é um resultado do acordo de cooperação técnica da Confederação com a Fiocruz, e tem coordenação das Secretarias de Políticas Sociais e de Política Agrícola. Ambos os departamentos trabalham de forma integrada, visando oferecer a perspectiva da saúde sobre o tema das plantas junto as possibilidades de organização e comercialização da produção. 

“Sabemos que na Agricultura Familiar já existem práticas de manejo com plantas medicinais e fitoterápicos. E que além de contribuir com a qualidade de vida e promoção da saúde, também podem contribuir com a renda das famílias. Mas pra isso é importante ter políticas e programas que incentivem e valorizem o trabalho feito por elas”, explica a Edjane Rodrigues, secretária de Políticas Sociais da CONTAG

O público de participantes é formado por agricultores e agricultoras familiares que já trabalham com plantas medicinais em seus territórios, produzindo e participando em grupos e cooperativas. Sendo assim, o propósito do curso é de promover aprimoramento e qualificação dos conhecimentos dessas pessoas. E a partir dos conteúdos e reflexões propostas, que os educandos e educandas pensem, junto ao Movimento Sindical, em alternativas para incidir no governo com propostas de políticas públicas destinadas à produção e uso de plantas medicinais e fitoterápicos. 



Teoria e prática

Além dos ensinamentos teóricos, o curso apresenta atividades técnicas e práticas, que foram o foco desta segunda fase. A semana de curso já começou com uma visita, na segunda-feira, à Unidade Básica de Saúde (UBS) em Planatina, onde foram apresentadas experiências práticas em processamento das plantas e acesso a mercados. “Conhecer experiências práticas traz mais ânimo e energia positiva ao processo de estudos, através do contato com ações que já estão em andamento”, comenta Edjane.

Outro elemento importante é o compartilhamento das experiências que os educandos e educandas realizam em seus territórios, principalmente as desenvolvidas a partir dos conhecimentos transmitidos na primeira fase do curso, que aconteceu em junho. Também faz parte da metodologia a pesquisa, que já foram iniciadas pelos participantes, e tem entre seus propósitos agregar informações que contribuam para a incidência política sobre o tema. Com o encerramento da segunda fase hoje, as pesquisas seguem acontecendo nos próximos períodos, já com os novos elementos trabalhados nos dois módulos apresentados. Uma equipe seguirá monitorando e dando suporte aos educandos e educandas nesta etapa. Essas pesquisas devem ser finalizadas até dezembro, onde serão apresentadas em um grande seminário.

A avaliação geral da segunda fase do curso Bioeconomia das Plantas Medicinas e Fitoterápicos na Agricultura Familiar na visão da CONTAG foi muito positiva, como comenta Edjane “A semana toda foi muito proveitosa. Todos os conteúdos, professores e professoras, autoridades que passaram pela sala, como representantes do Ministério da Saúde e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que aportaram importantes contribuições. A Fiocruz já está trabalhando em um acordo de cooperação técnica com esses ministérios com a perspectiva de continuidade desse processo.”

Francisca Ferreira, agricultora familiar no Distrito Federal, foi uma das educandas, e também avaliou positivamente as aulas desta semana. “Tem 11 anos que trabalho com plantas medicinais, e o curso foi maravilhoso pra mim. Me abriu novos horizontes, estou cheia de ideias para aplicar na prática. Já penso até em montar minha secadora, a partir do que aprendi aqui”, contou Francisca.

Parceria Fiocruz-CONTAG

Esse curso é um dos projetos derivados do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre CONTAG e Fiocruz no 13º Congresso da CONTAG, e tem ajudado muito a fomentar a pauta da saúde na perspectiva rural, e também pautas de outras Secretarias da Confederação. 




WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico