Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEMINÁRIO E ENCONTRO
Educação Popular e Educação do Campo como ferramentas fundamentais de resistência
WhatsApp

15 de Outubro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
seminário e encontro

“Esperançar é se levantar. Esperançar é ir atrás. Esperançar é construir. Esperançar é não desistir. Esperançar é levar adiante. Esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo” Paulo Freire. “Esperançar” é o verbo que predomina entre os 100 participantes de dois importantes eventos sobre educação do campo e educação popular que se realizam simultaneamente na CONTAG de hoje (15) até a quinta-feira (17): o Seminário Nacional: a educação do campo e o desenvolvimento rural e o Encontro Nacional de construção coletiva do conhecimento e os movimentos sociais.

“A educação popular tem sua origem em um momento político muito parecido com o que vivemos hoje. Ela é consequência de uma série de governos autoritários que criminalizava organizações sociais e sindicais. Seu objetivo sempre foi fazer o confronto de ideias e o debate de um novo modelo de sociedade. Como Escola Nacional de Formação da CONTAG, temos a obrigação de resgatar esses princípios e retomar o trabalho de base, mergulhando na história com novas perspectivas”, refletiu o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva, o Guto.



De acordo com a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, as fortes mobilizações em defesa da educação pública demonstram que ela é fundamental para o enfrentamento a todos os ataques que a sociedade brasileira, especialmente as populações do campo, floresta e águas, tem sofrido na democracia, em seus direitos e em suas políticas públicas de educação, saúde e desenvolvimento sustentável. “A democracia é feita na rua, na conversa e nos processos de formação. É dessa forma que semeamos a esperança de retomar nosso País. Paulo Freire vive!”, afirmou Edjane Rodrigues. Pesquisas, campanha e Carta-Manifesto Depois de um bonito momento inicial de apresentação e integração dos(as) participantes, o historiador Fernando Horta realizou uma análise sobre como a conjuntura atual tem afetado a vida das populações do campo da floresta e das águas. Para ele, é preciso continuar o processo diário de resistência, porque o caminho contra o fascismo é longo, mas que há esperança. “Em nove meses, o governo Bolsonaro, que se elegeu com muita força, está se desmontando. O povo está vendo os filhos do presidente envolvidos com corrupção, estão vendo que a economia não está melhorando, como foi prometido. A cada vez que Bolsonaro fala, ele se enfraquece”, refletiu Fernando Horta.

Durante as duas atividades serão apresentadas pesquisas realizadas sobre a atuação da CONTAG nas áreas da Educação do Campo, Sindicalismos e desenvolvimento rural, com ênfase na Educação do Campo, Questão Agrária, e Sujeitos Políticos. O objetivo é refletir como os resultados dessas pesquisas podem orientar a atuação de Sindicatos, Federações e CONTAG e os processos de formação política, nos respectivos temas. Além disso, será apresentada a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire e elaborada uma Carta-Manifesto que reafirme a importância da Educação do Campo para o Movimento Sindical e problematize a situação das escolas do campo e das políticas educacionais, com recomendações político-metodológicas para a atuação do Movimento e da Frente Parlamentar de Educação do Campo.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico