Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICAS SOCIAIS
Educação do Campo é tema de Jornada Temática na região Centro Oeste
WhatsApp

07 de Julho de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
políticas sociais

É preciso inserir a educação do campo na implementação da política territorial brasileira. Para isso, é fundamental mobilizar e envolver o movimento sindical do campo e parceiros estratégicos. Com esse objetivo, a secretaria de Políticas Sociais da CONTAG está promovendo pelas cinco regiões do país as Jornadas Temáticas de Educação do Campo. Vai até sexta-feira (10) a jornada da região Centro Oeste é realizada no auditório da ENFOC, em Brasília. Em setembro será realizada a 7ª e última jornada, na região Norte II.

Estão reunidas 80 pessoas comprometidas em multiplicar os saberes construídos durante a jornada – são 20 representantes de cada estado da região (GO, MT, MS e DF). A programação garantirá um amplo panorama do tema. Na abertura estarão presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Incra-Pronera, de universidades, do Ministério da educação, Instituto Federal e Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal.

Na abertura do encontro, o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, mostrou um panorama do contexto da educação do campo no Brasil. “Avançamos no reconhecimento da agricultura familiar e dos(as) agricultores(as) como cidadãos(ãs) brasileiros(as) que também têm direitos a políticas públicas, crédito, moradia, energia elétrica. Mas ainda precisamos avançar muito mais na área social, como a qualidade e alcance da saúde nas regiões mais remotas, e, principalmente, na educação do campo. O Estado tem uma dívida enorme com a população do campo, onde os índices de anafalbetismo são ainda muito grandes, os profissionais não são suficientemente preparados, as estruturas das escolas são sucateadas e, muitas vezes, simplesmente fechadas. A escola no campo é um direito das pessoas. Mas já temos legislação que afirma que a educação do campo pode ser diferenciada, adequada as especificidades do meio rural, precisamos reivindicar a execução das políticas já conquistadas”, afirmou.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, fez importantes questionamentos. “Como pensar em desenvolvimento do país quando ainda convivemos com dados tão preocupantes sobre a educação nas regiões do campo, da floresta e das águas e milhões de crianças, jovens e adultos ainda são excluídos das oportunidades de formação? O movimento sindical hoje tem um papel fundamental para fortalecer a organização dos trabalhadores na luta pelos nossos direitos”, aponta o presidente.



Na tarde de hoje (7) será realizada uma conferência sobre Desenvolvimento Territorial e o projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS), com o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira, e da CONTAG. Amanhã (8) Serão realizados dois painéis Temáticos: “Educação no Campo: concepção e Perspectivas” e “educação do campo e a sua relação com a proteção Infanto Juvenil”. Onde estará presente um representante da Delegacia do Trabalho.

Os “Avanços e Desafios das Ações e Políticas Públicas de Educação do Campo” também serão tema de debate entre os participantes, que farão grupos de trabalho para aprofundar a discussão. A secretaria de Políticas Sociais da CONTAG também vai socializar e debater o planejamento estratégico da CONTAG com ênfase para as ações da própria secretaria e também vai socializar e debater o projeto Sustentar. Por fim, no último dia, os participantes avaliarão os conteúdos e desenvolvimento da jornada e partirão para seus municípios com mais conhecimentos para fortalecer a luta por uma educação do campo digna e adequada, que ofereça oportunidade de crescimento e evolução para nosso povo do campo.



FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico