No encontro, ficou acordado que a assinatura do convênio será em 4 de dezembro, no Palácio do Campo das Princesas. "Estamos ansiosos para assinar, empenhar e liberar os recursos, que são de grande importância para o desenvolvimento do Estado. O dinheiro vai beneficiar os micro produtores, que são os que mais sofrem com as dificuldades. Estes agricultores necessitam muito da nossa ajuda para continuar produzindo, sustentando suas famílias e movimentando a economia dos lugares onde vivem", afirmou o governador.
Eduardo Campos destacou, ainda, os investimentos conduzidos em Pernambuco para promover o desenvolvimento na zona rural, bem como a capacitação técnica da população. Um exemplo é a reimplantação do curso técnico na Escola Agrícola de Palmares.
"Apostamos em uma estratégia para o Nordeste. A partir da estruturação do ponto de vista técnico de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia teremos estrutura sólida para aplicação direta de todos os investimentos que são feitos na região", comentou Guilherme Cassel.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, a prioridade do projeto é a melhoria do serviço de extensão rural prestado pela Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA) aos agricultores.
Em torno de R$ 1 milhão desse montante será investido em um Centro de Capacitação, a ser instalado em Serra Talhada, no Sertão. Está prevista, dentro das ações, a instalação de 531 unidades de referência em agricultura. O IPA planeja capacitar o agricultor para aproximá-lo das políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal, como os financiamentos bancários com taxas de juros diferenciadas e programas sociais. Participaram do encontro o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira, e os deputados Gonzaga Patriota e Ana Arraes, ambos do PSB-PE. FONTE: Fisepe ? PE