A CONTAG manifesta tristeza e pesar pelo falecimento de Edélcio Vigna de Oliveira ocorrido nesta terça-feira, 1 de setembro de 2020, decorrente da Covid-19. O companheiro Del (como era chamado) partiu aos 70 anos, deixando esposa, filhos e muitos amigos e amigas que conquistou na sua trajetória de vida e trabalho.
Edélcio contribuiu com a Comissão Parlamentar do Mercosul, assessorou o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), coordenou o GT de Agricultura Familiar da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip), foi titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), auxiliou a Comissão de Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, foi diretor de Planejamento e Orçamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal e, recentemente, estava assessorando a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas).
Apesar de ser Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Ciência Política e ocupado os diversos cargos de destaque, Edélcio era um homem simples, estudioso e dedicado à militância política na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.
A CONTAG sempre encontrou em Edélcio um companheiro parceiro incansável na defesa da reforma agrária, da agricultura familiar, da economia solidária e da soberania e segurança alimentar. Seu legado de militância e compromisso com as causas sociais permanecerão motivando homens e mulheres a seguir na luta por um Brasil mais justo, fraterno, equitativo e solidário.
Por fim, a CONTAG entrega seu apoio e solidariedade aos familiares.
Edélcio, sempre presente!
Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG