Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ECONOMIA PARANAENSE ENCOLHEU AP
Economia paranaense encolheu após a crise do agronegócio
WhatsApp

27 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
economia paranaense encolheu ap

Assim como a "década perdida" do Brasil nos anos 80, o Paraná também teve o "ano perdido". Em 2005, a crise do agronegócio brasileiro impactou diretamente a economia paranaense. O Produto Interno Bruto (PIB) tendeu à estabilidade, com queda de 0,1% em relação a 2004. A participação no PIB brasileiro, que era de 6,3%, passou para 5,9%, segundo a pesquisa Contas Regionais do Brasil, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os estados do Sul tiveram o pior desempenho na evolução do PIB em 2005. Santa Catarina até registrou um pequeno crescimento (1,6%), mas a participação na economia brasileira permaneceu o mesmo (4%). Os resultados do Rio Grande do Sul o colocaram na última posição do ranking dos 26 estados mais o Distrito Federal. O PIB teve redução de 2,8%, e a participação nacional, caiu de 7,1% para 6,7%. Por trás desses resultados está sempre o agronegócio. O estado catarinense conseguiu crescer porque depende menos do campo: 43% de sua economia está ligada ao setor de serviços e 34% ao industrial, enquanto o agronegócio representa apenas 8%.

No Paraná, a atividade de agricultura, silvicultura e exploração vegetal caiu 9,2% em 2005. As culturas de milho e soja, que sozinhas representam quase 50% renda da atividade, são as principais "culpadas" pelos números negativos. "A oferta mundial de grãos aumentou bastante, no mesmo período em que a China reduziu suas importações. Com isso o preço das commodities caiu muito, justamente em um período em que a taxa de câmbio era bastante desfavorável ao Brasil", avalia o diretor presidente da Estação Ibmec Business School, Judas Tadeu Grassi Mendes. Para ele, o "ano perdido" foi algo pontual e a economia paranaense deve voltar a apresentar números positivos a partir de 2006, com a alta dos preços agrícolas.

Outro agravante para o setor agrícola em 2005 foi a estiagem prolongada. "Desde 2003 os estados do Sul vêm sofrendo com a estiagem, isso vai contaminando os outros setores", diz Alessandra Poça, técnica da pesquisa de Contas Regionais do IBGE. "Com a seca e queda na produção, os produtores ficaram bastante descapitalizados. Tanto que em 2006, apesar do clima bastante favorável, o setor não cresceu tanto quanto poderia", avalia o técnico do Conselho Nacional de Abastecimento (Conab), Eugênio Stefanelo e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Unifae. Para ele, a recuperação do agronegócio só deve se refletir com força no PIB de 2007.

A estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), divulgada na semana passada, é que a economia paranaense cresca cerca de 6% esse ano. O número supera os 4,7% estimados pelo mercado para o PIB nacional e foi calculado com base nas estatísticas disponíveis até a primeira quinzena de novembro.

O professor do Programa de Doutorado e Administração do Unicenp, José Henrique de Faria, diz que a industrialização recente foi muito importante para o desenvolvimento do estado. "Há 15 anos, o Paraná era absolutamente dependente dos produtos agrícolas. Agora a indústria, especialmente a automobilística, tem uma base aqui. Não dá para alcançar o nível de São Paulo, por exemplo, mas já é uma participação importante." Em 2002, a indústria respondia por 18% do valor adicional bruto do Paraná. Em 2004, esse número subiu para 20,9%, mas caiu para 19,5% em 2005. O PIB do setor industrial caiu 0,1% em 2005. O setor de serviços cresceu apenas 1,5%.

Entre as atividades que aumentaram a participação no total de riquezas geradas está a de intermediação financeira, seguros e previdência complementar, que passou de 5,2% para 6,6% no Paraná e de 5,8% para 7,1% em todo o Brasil. FONTE: Gazeta do Povo ? PR



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico